Festas, leitão e vinho. Militares lesam Estado em mais de 237 mil euros

15

O esquema lesou o Estado mais de 237 mil euros. O ex-coronel e outros seis militares gastaram indevidamente dinheiro em festas, leitão e vinho, entre outras coisas.

Um coronel da Força Aérea usufruiu, entre 2018 e 2021, de vários bens e serviços do Aeródromo de Manobra n.º 1 de Maceda, em Ovar. O militar ordenava a entrega de vinho, bebidas espirituosas, leitão, cabrito, bolos e usava a lavandaria e oficinas sem pagar nada, avança o Correio da Manhã.

Só em caixas de garrafas de vinho Papa Figos, o ex-comandante chegou a gastar mais de 10 mil euros, realça o jornal. A mulher e o filho viviam consigo na casa de função, sem nunca pagarem por qualquer refeição.

O Ministério Público acusa o ex-comandante, agora na reserva, além da sua mulher e mais seis militares envolvidos. O comandante terá lesado o Estado em 195 mil euros, embora o esquema tenha causado um prejuízo de mais de 237 mil euros.

O antigo coronel mandou comprar novos trens de cozinha, colchões e cortinas, sem que existisse necessidade ou tivesse efetuado o pedido através da Direção de Abastecimento e Transportes.

O militar exigiu ainda que as refeições lhe fossem levadas a casa, juntamente com garrafas de aguardente, vinho do Porto, gin e whisky. No Natal e também no aniversário do filho, fazia pedidos fora da ementa e ordenava que fossem entregues leitões em casa, escreve o Correio da Manhã.

Além disso, chegou a desviar assistentes operacionais do aeródromo para serviços de pintura na sua casa no Porto. Os assistentes deslocaram-se até lá num veículo da Força Aérea. Também desviou trabalhadores para pintarem e fazerem obras na casa da sua filha na Maia. O ex-comandante pagou por ambos os serviços.

As despesas com água, luz, telecomunicações e serviço de televisão na casa de função eram suportadas pela Força Aérea, ao contrário do que era suposto.

Os sete militares encontram-se fora do serviço ativo e estão atualmente em liberdade.

ZAP //

15 Comments

  1. Só um pequeno aparte.
    Porque motivo aparece uma foto de um militar da Esq 101 que nada tem haver com o caso !?
    Mesmo porque essa esquadra nem está baseada nem nunca esteve no AM1 agora BA8 mas sim atualmente na BA11.
    Quem ve a foto e não sabe começa logo a futurar e já temos aqui contra informação.

  2. Se se preocupassem com os ministros e deputados e outros gestores públicos…
    Estão agora preocupados com meia dúzia de militares que gastaram uns trocos ao estado.. enfim…

  3. Quando o país está a saque, pelos governantes, é de compreender estes comportamentos larápios. Justiça: prendam esta gente.

  4. eu conheço este tipo de comportamento à mais de 40 anos… criem um site para denunciar estes comportamentos e vão ver como este assunto é surpreendente…

  5. Alguém lhe tinha oferecido a historia do Ali Baba e os 40 ladrões. Que se saiba (oficialmente); o numero real ainda não tinha chegado aos 40. ..

  6. Não compreendo quem não fica indignado com isto, isto é o retrato das altas patentes em Portugal e este caso é uma gota no oceano…, Os políticos são assim e assado e então generelisasse tudo… Deixemos de clubites, somos roubados em todos os sectores, se é pouco ou muito é igual, não devemos aceitar ser roubados ponto final…

  7. Não é de estranhar que não haja dinheiro para manutenção, dis tanques dos barcos de tudo.
    O saque é eterno….

  8. Porquê não falar dos cães que esta unidade compra a Espanha!? Qual é o interesse!? Não temos cá!? Os tratadores não sabem fazer criação!?
    Sabem os preços que continuam a pagar!??? Assembleia/associações pro animais que continuem alimentar esta primiscuidade….. Estamos a saque à muito tempo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.