Miguel Albuquerque critica “indecisões e ziguezagues” da DGS. Madeira segue “o processo de Israel”

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O presidente do Governo da Madeira criticou esta quinta-feira as “indecisões” e os “ziguezagues” da Direção-Geral da Saúde (DGS) na tomada de decisões relativamente ao processo de administração das vacinas contra a covid-19.

“O que temos seguido até agora [na Madeira] tem sido o processo de Israel, que neste momento já está a administrar a terceira dose a grande parte da população, e não vamos ficar à espera das indecisões e ziguezagues da DGS”, declarou o chefe do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS, Miguel Albuquerque.

O governante falava à margem de uma visita a uma empresa de distribuição com sede nos arredores do Funchal, com cerca de 50 anos de existência e que tem 120 trabalhadores.

“Se tivesse seguido a DGS, ainda estava com um processo de atraso relativamente à administração da vacina nos jovens. Levaram três semanas a discutir não sei o quê”, considerou.

Albuquerque reafirmou que a Madeira está “neste momento a preparar a célebre terceira” dose da vacina contra a covid-19, acrescentando que será administrada “prioritariamente àqueles que são os grupos de risco e quem está na linha da frente”, como o pessoal da saúde, Proteção Civil, bombeiros ou agentes de segurança, “independentemente da idade”.

As “evidências”, realçou, indicam que “a partir dos seis meses da segunda inoculação diminui o processo de proteção” e a imunidade contra a doença.

“Portanto, temos de reforçar esse processo de proteção”, vincou, sem indicar a data a partir da qual esta terceira dose da vacina será administrada na Madeira.

Miguel Albuquerque também referiu que após a região atingir os 85% de população residente completamente vacinada – a imunidade de grupo -, a estrutura dos centros de vacinação vai ser reorganizada.

“Vamos tomar a decisão sobre essa matéria”, informou, sublinhando que a administração da saúde da região pretende manter “a administração de vacinas para a terceira dose descentralizada”.

O tema será abordado com a autoridade regional de saúde, sendo o objetivo “facilitar ao máximo a administração das vacinas”, mas sem ser “ perdulários a gastar dinheiro, mantendo estruturas que custam muito dinheiro para vacinar meia dúzia de pessoas”.

“Mas, penso que é importante continuar, até por razões de distanciamento e segurança, a manter a estrutura descentralizada”, reiterou.

De acordo com os mais recentes dados, divulgados na quarta-feira pela Direção Regional de Saúde (DRS), a Madeira registou nesse dia 24 novos casos de covid-19 e mais 35 recuperados, num dia em que estavam sinalizadas 220 situações ativas e cinco pessoas estão hospitalizadas nesta região.

O presidente do Governo Regional referiu ainda que a Madeira já recebeu a primeira tranche do Plano de Recuperação e Resiliência, superior a oito milhões de euros.

“Vamos ter uma reunião no Governo este mês, o dia todo, só para ultimar, porque parte das verbas são transversais a todas as áreas. [Vamos] analisar setor a setor e verba a verba, quer o Plano de Resiliência, quer algo que é muito importante, que é o novo quadro comunitário de apoio que está aí à porta”, explicou.

Albuquerque considerou que vai ser muito importante a região “ter tudo preparado para ter uma boa execução, sobretudo uma execução eficaz”.

As verbas disponibilizadas pelo PRR e pelo quadro comunitário, sublinhou, devem ser “muito bem aproveitadas na formação, na transição digital, no apoio às empresas, na saúde e na habitação”, não podendo ser “desbaratadas em coisas inúteis”.

Esta quarta-feira, a DGS recomendou uma dose adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas imunossuprimidas com mais de 16 anos, prevendo a vacinação de menos de 100 mil utentes.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …