Microsoft decreta hoje a “morte” do Windows XP

wan mohd / Flickr

-

A Microsoft decreta esta terça-feira a morte do Windows XP. As novas atualizações automáticas, que ajudam a proteger os computadores, deixarão de existir para esse sistema operacional. De acordo com a Microsoft, sem estas, o computador continuará a funcionar, “mas poderá ficar vulnerável a vírus e a riscos de segurança”.

Considerado um sistema operacional de fácil utilização, o Windows XP foi o sistema operativo que teve o mais longo tempo de vida na história da Microsoft, lançado a 25 de outubro de 2001. No entanto, para a empresa de Bill Gates, criadora do programa que deu vida a vários computadores pelo mundo, está na altura de investir recursos no suporte a tecnologias mais recentes, para continuar a oferecer novas experiências aos utilizadores.

A Microsoft também avisou que, a partir de hoje, não oferecerá mais o Microsoft Security Essentials para download no Windows XP, que é usado contra vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados . Se o Microsoft Security Essentials já estiver instalado, o utilizador continuará a receber atualizações de assinaturas contra pragas eletrónicas por tempo limitado, o que constitui um risco.

Na avaliação da empresa, outro problema para quem ainda tiver o Windows XP instalado será que os fabricantes de programas e de peças passarão a otimizar os seus produtos para versões mais recentes de sistemas operacionais, trazendo problemas para quem permanecer com o antigo.

Depois do Windows XP, a Microsoft lançou o Windows 7 e mais recentemente o Windows 8. Fazer a atualização do XP para o Windows 8, no entanto, sai caro – a partir de 119 euros na versão básica, 279 euros para a versão Pro.

Muitas máquinas antigas, no entanto, não funcionam com o novo sistema, mas os utilizadores podem procurar por sistemas operacionais alternativos, como o Linux, que é gratuito. Uma das versões mais amigáveis é o Ubuntu.  

Da mesma forma que Windows XP vê o seu suporte chegar ao fim, o Office 2003 também. O Office 365 é a última geração de suite de aplicações colaborativas do Office, já familiares e utilizadas no dia-a-dia pelos utilizadores.

ZAP / B!T / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.