//

Micro-robot-origami realiza pequenas cirurgias dentro do corpo humano

Melanie Gonick / MIT

-

Um micro-robot-origami feito à base de intestino de porco pode ser o próximo passo de uma revolução na forma como se fazem pequenas operações no estômago.

Criado por investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade de Sheffield e Instituto de Tecnologia de Tóquio, o novo robot realiza cirurgias dentro do estômago humano, possibilitando a remoção de objetos.

Melanie Gonick / MIT

O micro-robot-origami dobrado e desdobrado

O micro-robot-origami dobrado e desdobrado

Colocado dentro de uma cápsula e congelado, para se assemelhar a uma pílula, o “micro cirurgião” entra no estômago e, com o gelo já derretido, desdobra-se.

A partir daí, pode ser movimentado a partir de fora do corpo humano através de um campo magnético externo, que controla o íman acoplado ao aparelho.

Para já, o robot é capaz de remediar pequenas feridas ou levar medicamentos até pontos específicos, mas a capacidade na qual os cientistas estão a concentrar-se é na remoção de objetos, mais precisamente baterias – nos Estados Unidos, todos os anos são engolidas acidentalmente 3.300 pilhas, que podem causar inflamações caso fiquem alojadas na parede do estômago.

Os responsáveis pela criação pretendem que, a breve prazo, seja possível que o micro robot realize pequenas cirurgias.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.