Micro-robot-origami realiza pequenas cirurgias dentro do corpo humano

Melanie Gonick / MIT

-

Um micro-robot-origami feito à base de intestino de porco pode ser o próximo passo de uma revolução na forma como se fazem pequenas operações no estômago.

Criado por investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade de Sheffield e Instituto de Tecnologia de Tóquio, o novo robot realiza cirurgias dentro do estômago humano, possibilitando a remoção de objetos.

Melanie Gonick / MIT

O micro-robot-origami dobrado e desdobrado

O micro-robot-origami dobrado e desdobrado

Colocado dentro de uma cápsula e congelado, para se assemelhar a uma pílula, o “micro cirurgião” entra no estômago e, com o gelo já derretido, desdobra-se.

A partir daí, pode ser movimentado a partir de fora do corpo humano através de um campo magnético externo, que controla o íman acoplado ao aparelho.

Para já, o robot é capaz de remediar pequenas feridas ou levar medicamentos até pontos específicos, mas a capacidade na qual os cientistas estão a concentrar-se é na remoção de objetos, mais precisamente baterias – nos Estados Unidos, todos os anos são engolidas acidentalmente 3.300 pilhas, que podem causar inflamações caso fiquem alojadas na parede do estômago.

Os responsáveis pela criação pretendem que, a breve prazo, seja possível que o micro robot realize pequenas cirurgias.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …