Miami está a ser pulverizada com produto tóxico para combater o Zika

Cientistas afirmam que o inseticida que está a ser libertado em Miami, para combater o vírus Zika, apresenta um “risco potencial inaceitável” para a saúde humana e para o meio ambiente.

Desde a descoberta, há duas semanas, do primeiro surto de Zika autóctone nos Estados Unidos, uma aeronave tem sobrevoado o norte de Miami, na Florida, para pulverizar Naled, um produto químico que mata o mosquito transportador do vírus – Aedes Aegypti.

A população da cidade já protestou contra a utilização do químico, depois de vários cientistas terem vindo a público alertar que o pesticida em questão pode ter efeitos perigosos na saúde pública.

Segundo cientistas ambientais citados pelo New Times, o Naled afeta o sistema respiratório e pode estar associado à leucemia infantil, apesar de a Agência de Proteção Ambiental do EUA afirmar que o químico é seguro se for pulverizado em pequenas doses.

O Naled faz parte dos pesticidas chamados “organofosforados”, ligados a vários problemas de desenvolvimento e neurológicos em fetos e recém-nascidos, confirmou um estudo realizado pela Universidade Emory.

O químico foi proibido na União Europeia, em 2012, por representar um “risco inaceitável” para os seres humanos e para o ambiente.

“Se não é seguro para a Europa, por que seria seguro para Miami?”, questiona Michelle Harriott, diretora científica da ONG Beyond Pesticides, sediada em Washington.

A página da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos explica que “é improvável que as pessoas respirem ou toquem em algo que tenha inseticida suficiente para causar danos” mas que “a exposição direta não deve ocorrer”.

Jennifer Sass, cientista do Conselho de Defesa dos Recursos Nacional, em Washington, pede à população que, nos dias de pulverização, fechem as janelas e desliguem os aparelhos de ar condicionado e que, de seguida, limpem qualquer artigo que possa ter entrado em contacto com o pesticida.

Além de ser prejudicial para os humanos, os cientistas sublinham que o produto químico é tóxico para as abelhas, borboletas, peixes e outros organismos aquáticos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. realmente e uma medida do governo de miami de muita falta de etica de saude publica e ao mesmo tempo de muita inrresponsabilidade

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …