Meteorito colorido está a suscitar dúvidas sobre a origem da vida

Laurence Garvie / Center for Meteorite Studies / Arizona State University

Em abril de 2019, um meteoro colorido atingiu a Costa Rica. A rocha, que está a ser analisada por cientistas, destaca-se por pertencer a uma classe rara de condritos carbonáceos, e por conter uma possível presença de aminoácidos essenciais à construção da vida.

O meteoro que atingiu a Terra partiu-se mesmo antes de chegar ao solo. Os fragmentos acabaram por se espalhar nas aldeias de La Palmera e Aguas Zarcas, na Costa Rica. Para homenagear o local, foram batizados com o nome da aldeia: Aguas Zarcas.

Segundo a Space.com, embora haja meteoritos a colidir com a Terra um pouco por todo o lado, estes fragmentos parecem ser especiais. É que o asteroide que os gerou era um fragmento remanescente do início do sistema solar.

O meteorito pertence a uma classe rara chamada condritos carbonáceos, originados nas primeiras horas de vida do Sistema Solar. Este tipo de rocha espacial contém compostos de carbono complexos, que podem incluir aminoácidos – capazes de se unir para formar proteínas e ADN – e talvez outros elementos de construção da vida.

Enquanto outros pedaços rochosos do sistema solar acabam por se tornar partes de planetas, este permaneceu intacto. O meteorito apenas se alterou com o tempo, através de reações químicas impulsionadas pela luz solar. Estas mudanças estimularam a criação de compostos químicos cada vez mais complexos.

Em 1969, na Austrália, explodiu o meteoro Murchison, que apresenta características semelhantes. Num artigo para a Science, Joshua Sokol revela que a análise aos elementos químicos que compõe este tipo de meteoritos, pode ter ajudado a formar a ideia de que a vida teve origem no espaço. Tal como o meteorito Murchison, este fragmento de Aguas Zarcas contém poeira da antiga Via Láctea, antes do Sol se formar.

O jornalista explica que os estudos deste novo meteorito ainda estão incompletos. Contudo os investigadores estão entusiasmados com a possibilidade de o examinar através de técnicas mais modernas. A expectativa é encontrar, além dos aminoácidos, proteínas – o que seria um passo importante para entender como a vida surgiu.

Os fragmentos do novo meteoro podem oferecer as amostras mais puras do início do sistema solar e da nuvem de poeira pré-solar. “Esses restos de asteroides deverão ser realmente puros, pois podem nunca ter tocado na atmosfera ou ter-se instalado no solo”, escreveu Sokol.

Sokol espera que no futuro outras amostras originais possam ficar disponíveis para análise. A sonda japonesa Hayabusa2 – lançada em 2014 – tem o objetivo de analisar o asteroide Ryugu, uma amostra que pode conter condrito carbonáceo.

Também em 2023, a NASA irá retomar a análise das suas próprias amostras de um asteroide semelhante – o Bennu – que Sokol acredita estar relacionado com Aguas Zarcas.

Mas por enquanto, este fragmento é a melhor fonte disponível para análise.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pasmem os homens e mulheres com a obra do Criador!
    Tanto mistério por desvendar! Tanta coisa que o homem não pode entender nem imitar!
    E pensar que há homens e mulheres, que defendem a ideia de que não há uma inteligência que nos seja superior!
    De tantos animais viventes, o homem é de fato o que mais capacidades tem, porém, para além deste grau de inteligência, não haver uma inteligência que nos supere? O CRIADOR de todas as coisas! A inteligência chegou ao homem/mulher e parou? Não há mais inteligência para além de nós? Não há nenhum ser que nos seja superior!
    É muita pretensão, muita soberba!

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …