Metade da nova equipa da NASA é composta por mulheres

A nova equipa da NASA, escolhida entre mais de seis mil candidaturas no ano de 2013, é composta por quatro mulheres.

Em janeiro de 1978, a NASA anunciou oficialmente que tinha contratado as suas primeiras mulheres astronautas. Agora, quase 40 anos depois desse acontecimento, a nova equipa da agência espacial norte-americana vai ser representada por quatro membros do sexo feminino, conta o Smithsonian.

Num total de oito astronautas, metade da equipa é composta por mulheres, sendo mais um passo para pôr fim às profissões denominadas “para homens”.

Ser aceite no programa da NASA não é pera doce e não acontece muitas vezes. A cada quatro ou cinco anos, a agência aceita novos candidatos, depois de estes serem sujeitos a duros testes físicos e psicológicos.

Entre as mais de seis mil candidaturas feitas em 2013, apenas oito pessoas foram escolhidas para integrar o programa de treino da NASA e quatro delas são estas mulheres.

Com idades próximas dos 40 anos, Anne McClain, Jessica Meir, Christina Hammock Koch e Nicole Aunapu Mann foram as escolhidas, tendo estado sujeitas a tarefas como aprender a pilotar naves supersónicas e mergulho em grandes profundidades.

Afinal, o objetivo é estarem definitivamente preparadas para as próximas missões da NASA, nas quais se inclui, por exemplo, a próxima viagem a Marte, que deve acontecer em 2030.

A visita ao planeta vermelho deverá ter uma duração de pelo menos nove meses, o tempo necessário para fazer o percurso de 56 milhões de quilómetros entre o planeta Terra e Marte.

Se acha que tem o que é preciso para ser o próximo ou a próxima astronauta da NASA, saiba que a agência espacial ainda está a recrutar. A lista final de candidatos aceites deve ser anunciada em 2017.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …

A cada dois minutos há uma denúncia de agressões sexuais na União Europeia

Na União Europeia, a polícia regista um crime sexual a cada dois minutos, em média, segundo a Europol, que lançou, esta terça-feira, uma campanha em 19 países para procurar os agressores sexuais mais perigosos da …