Metade da nova equipa da NASA é composta por mulheres

A nova equipa da NASA, escolhida entre mais de seis mil candidaturas no ano de 2013, é composta por quatro mulheres.

Em janeiro de 1978, a NASA anunciou oficialmente que tinha contratado as suas primeiras mulheres astronautas. Agora, quase 40 anos depois desse acontecimento, a nova equipa da agência espacial norte-americana vai ser representada por quatro membros do sexo feminino, conta o Smithsonian.

Num total de oito astronautas, metade da equipa é composta por mulheres, sendo mais um passo para pôr fim às profissões denominadas “para homens”.

Ser aceite no programa da NASA não é pera doce e não acontece muitas vezes. A cada quatro ou cinco anos, a agência aceita novos candidatos, depois de estes serem sujeitos a duros testes físicos e psicológicos.

Entre as mais de seis mil candidaturas feitas em 2013, apenas oito pessoas foram escolhidas para integrar o programa de treino da NASA e quatro delas são estas mulheres.

Com idades próximas dos 40 anos, Anne McClain, Jessica Meir, Christina Hammock Koch e Nicole Aunapu Mann foram as escolhidas, tendo estado sujeitas a tarefas como aprender a pilotar naves supersónicas e mergulho em grandes profundidades.

Afinal, o objetivo é estarem definitivamente preparadas para as próximas missões da NASA, nas quais se inclui, por exemplo, a próxima viagem a Marte, que deve acontecer em 2030.

A visita ao planeta vermelho deverá ter uma duração de pelo menos nove meses, o tempo necessário para fazer o percurso de 56 milhões de quilómetros entre o planeta Terra e Marte.

Se acha que tem o que é preciso para ser o próximo ou a próxima astronauta da NASA, saiba que a agência espacial ainda está a recrutar. A lista final de candidatos aceites deve ser anunciada em 2017.

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.