Metade da nova equipa da NASA é composta por mulheres

A nova equipa da NASA, escolhida entre mais de seis mil candidaturas no ano de 2013, é composta por quatro mulheres.

Em janeiro de 1978, a NASA anunciou oficialmente que tinha contratado as suas primeiras mulheres astronautas. Agora, quase 40 anos depois desse acontecimento, a nova equipa da agência espacial norte-americana vai ser representada por quatro membros do sexo feminino, conta o Smithsonian.

Num total de oito astronautas, metade da equipa é composta por mulheres, sendo mais um passo para pôr fim às profissões denominadas “para homens”.

Ser aceite no programa da NASA não é pera doce e não acontece muitas vezes. A cada quatro ou cinco anos, a agência aceita novos candidatos, depois de estes serem sujeitos a duros testes físicos e psicológicos.

Entre as mais de seis mil candidaturas feitas em 2013, apenas oito pessoas foram escolhidas para integrar o programa de treino da NASA e quatro delas são estas mulheres.

Com idades próximas dos 40 anos, Anne McClain, Jessica Meir, Christina Hammock Koch e Nicole Aunapu Mann foram as escolhidas, tendo estado sujeitas a tarefas como aprender a pilotar naves supersónicas e mergulho em grandes profundidades.

Afinal, o objetivo é estarem definitivamente preparadas para as próximas missões da NASA, nas quais se inclui, por exemplo, a próxima viagem a Marte, que deve acontecer em 2030.

A visita ao planeta vermelho deverá ter uma duração de pelo menos nove meses, o tempo necessário para fazer o percurso de 56 milhões de quilómetros entre o planeta Terra e Marte.

Se acha que tem o que é preciso para ser o próximo ou a próxima astronauta da NASA, saiba que a agência espacial ainda está a recrutar. A lista final de candidatos aceites deve ser anunciada em 2017.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …