A mesma final em dois Mundiais seguidos? Já aconteceu (uma vez)

El Gráfico / Wikipedia

Carlos Bilardo, seleccionador da Argentina, no México 1986

França e Croácia estão a um jogo de distância de repetir a final do Mundial 2018. Algo raro neste torneio. Mas ainda há Argentina e Marrocos…

Domingo, 15 de Julho de 2018. Local: Moscovo.

A capital da Rússia recebe a final de um Mundial de futebol – algo impensável nos dias que correm. Final entre França e Croácia.

A França continua a sua marcha imparável (seis vitórias e um empate, em sete jogos), ganha por 4-2 e consegue o título mundial. O segundo no seu currículo.

Mandžukić marcou nas duas balizas, Griezmann, Pogba e Mbappé apontaram os outros golos franceses, com golo de Perišić pelo meio.

No Mundial seguinte, mais de quatro anos depois, estamos perto de ver uma final entre…França e Croácia. As duas selecções estão nas meias-finais do Mundial 2022.

Só aconteceu uma vez em toda a História dos Mundiais de futebol: duas edições seguidas terem a mesma final.

México 1986: o Mundial de Maradona – e de Saltillo, para os portugueses – terminou com uma final entre Argentina e Alemanha Ocidental. Os argentinos ganharam por 3-2.

Itália 1990: o Mundial dos jogos fracos – e que teve italianos de Nápoles a torcer pela Argentina, por causa de Maradona – terminou com uma final entre Argentina e Alemanha Ocidental. Os alemães ganharam por 1-0.

Foi a excepção. Mas há selecções a repetir presença na final em Mundiais seguidos: Itália foi a primeira, depois Brasil, Holanda, Alemanha Ocidental e Argentina.

Desta vez França e Croácia podem recordar argentinos e alemães. Mas ainda há dois obstáculos: precisamente a Argentina, no caso da Croácia, e a surpreendente selecção de Marrocos, que já afastou Bélgica, Espanha e Portugal antes de chegar às meias-finais.

O primeiro jogo é o Argentina-Croácia, nesta terça-feira. No dia seguinte há um “escaldante” França-Marrocos. Os dois duelos começam às 19 horas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.