Tem recebido mensagens estranhas no telemóvel? Não é caso isolado

1

Muitos portugueses têm sido alvos de um novo esquema. Se carregar no link malicioso, telemóvel poderá realizar chamadas sozinho.

Provavelmente alguns, ou muitos, leitores deste artigo já estranharam umas mensagens que têm recebido no telemóvel ao longo dos últimos dias. Não estão sozinhos nessa reacção.

Há muitos portugueses que têm recebido SMS que indicam que a pessoa tem uma mensagem de voz para ouvir. Muitas vezes a mensagem até aparece mal escrita, com letras afastadas quando deveriam estar juntas.

Depois do “recado”, surge um link. E é essa a ligação que a pessoa deve evitar. Deve apagar imediatamente a mensagem. E, claro, sem carregar no link.

Caso a pessoa carregue na ligação, o telemóvel poderá começar, sozinho, a realizar telefonemas e a enviar SMS. Sem que a pessoa consiga controlar essas comunicações.

Exemplo do esquema de SMS

Este novo esquema tenta “ludibriar as pessoas” mas é anormal: “Este comportamento é diferente do que eu esperava. Muitas vezes os criminosos que enviam as mensagens redireccionam os utilizadores para sites onde tentam obter credenciais das pessoas”, analisou Pedro Veiga, antigo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança.

Nestas declarações à CNN Portugal, Pedro Veiga avisa que a quantidade destas tentativas deverá ser cada vez maior porque há cada vez mais pessoas a utilizar smartphones.

E muitas pessoas carregam na ligação: “Mais utilizadores, mais potenciais vítimas. É incrível o número de pessoas cuja ingenuidade é explorada; e com resultados”, alertou.

As pessoas que têm mais contas ou perfis, em sites ou aplicações, estão mais sujeitas a serem destinatários destas SMS.

Além de apagar a mensagem, há muitos telemóveis que permitem identificar aquele número como spam; ou seja, o número que enviou a mensagem segue directamente para a “lista negra” e é bloqueado.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.