Encontrada mensagem numa garrafa que passou 132 anos no mar

Uma família australiana encontrou, numa praia no sudoeste da Austrália, uma mensagem dentro de uma garrafa de gin que tinha sido atirada de um navio alemão em junho de 1886, informaram esta terça-feira os media locais.

A mensagem na garrafa passa a ser a mais antiga registada, superando a anterior que datava de há 108 anos, de acordo com a rede de televisão australiana ABC.

A descoberta aconteceu quando Tonya Illman passeava com a sua família por uma praia de Wedge Island, cerca de 180 quilómetros a norte de Perth, quando encontrou uma “bonita garrafa velha”, que a mulher quis “levar para a sua estante”.

Lá dentro encontrou um papel enrolado e atado com um cordel. “Levámo-lo para casa e quando o abrimos reparámos que tinha algo escrito à mão em alemão”, contou à ABC.

“Tonya viu muito lixo no chão e queria ajudar a limpar a praia”, disse o marido, em declarações à BBC. Quando perceberam que havia um papel no interior da garrafa, que no início pensavam ser um cigarro enrolado, “tentou desatar a cordinha, mas era muito frágil”, por isso, levaram para casa e colocaram “dentro do forno durante cinco minutos para tirar a humidade”, recorda.

“Depois, desenrolamos e vimos a escrita. Não conseguimos ver a tinta escrita à mão naquele momento, mas vimos um pedido para que o seu leitor entrasse em contacto com o consulado alemão quando encontrasse a mensagem”, acrescenta.

A mensagem datava de 12 de junho de 1886 e indicava ter sido atirada da embarcação Paula enquanto navegava a cerca de 950 quilómetros da costa sudoeste da Austrália.

Contactado o Museu da Austrália Ocidental (Museum of Western Australia), o arqueólogo marítimo Ross Anderson descobriu que a garrafa seria de gin holandês do século XIX.

Anderson contactou então colegas alemães e holandeses, que compararam o manuscrito com os registos do diário de bordo do Paula.

“Incrivelmente, havia uma entrada de 12 de junho de 1886 na qual o capitão registou o lançamento de uma garrafa ao mar”, explicou o arqueólogo, que salientou que “a data e as coordenadas correspondem exatamente ao que está na mensagem“.

Depois desta descoberta, a família Illman cedeu o achado ao Museu da Austrália Ocidental durante dois anos, onde estará exposto a partir da próxima quarta-feira.

O Observatório Naval Alemão conduziu várias experiências para entender as correntes oceânicas, tendo lançado milhares de garrafas de gim holandês ao mar entre 1864 e 1933.

Nas mensagens, em que o capitão registava a data, coordenadas e detalhes da rota, era pedido que a folha fosse devolvida ao Observatório Naval Alemão ou ao consulado alemão mais próximo, conta a ABC.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …