Memes podem ser parte da solução para a conservação de animais “feios”

Um estudo mostra como é que o poder dos memes e da internet pode ser parte da solução para a conservação daquele que é considerado um dos animais mais feios do mundo.

A atual ameaça à biodiversidade da Terra não é brincadeira, mas pode ser que sorrir possa ajudar algumas espécies vulneráveis perseguidas por olhares infelizes ou reputações sombrias.

Estudos de estratégias de conservação para dois primatas sob ameaça — o macaco-narigudo e o lémure aie-aie — mostram a influência surpreendentemente poderosa das atitudes públicas em relação a criaturas menos fotogénicas em risco de extinção.

O dia 1 de setembro marca o Dia Internacional dos Primatas, uma oportunidade para ver como os conservacionistas podem elevar o perfil dos primatas menos amados.

O macaco-narigudo, Nasalis larvatus, aparece regularmente em listas dos animais mais feios do mundo. Tanto os machos quanto as fêmeas têm narizes caricatos, mas o dimorfismo sexual (diferenças na forma, tamanho ou cor entre os sexos) também resulta em machos dominantes com barrigas, olhos de porco e um pénis vermelho vivo contrastando com um escroto preto: nenhum dos quais induz impressões de beleza, majestade ou fofura — os critérios usuais para o afeto público.

O poder dos memes

Um estudo recente na Polónia, publicado na revista National Library of Medicine, teve como objetivo mostrar maneiras de inspirar a preocupação das pessoas sobre a proteção de espécies, incluindo o macaco-narigudo, que não são tão esteticamente agradáveis.

Os investigadores exploraram a possibilidade de despertar o interesse do público na conservação deste macaco curiosamente feio através da divulgação de divertidos memes na internet — imagens do macaco com texto a associar a sua aparência a piadas e referências culturais polacas — nas redes sociais e no marketing de conservação.

“Quando o teu colega de turma insulta a professora e sai da sala de aula”.

A equipa monitorizou então o interesse em macacos-narigudos versus superestrelas da conservação, como koalas e gorilas, analisando doações públicas feitas para campanhas de conservação relacionadas.

Como resultado da campanha, o interesse dos media no macaco-narigudo — praticamente insignificante na Polónia antes de 2016 — aumentou significativamente, igualando a cobertura para as espécies tradicionais de celebridades da conservação.

Os memes divertidos, com foco no lado engraçado da aparência do macaco, atraíram uma cobertura mais positiva que inspirou várias campanhas de crowdfunding amador que angariaram dinheiro para a proteção da espécie em Bornéu: recebendo doações de 218 pessoas no total.

Desta forma, uma criatura até então totalmente desconhecida do público polaco tornou-se um foco de atenção importante que, em última análise, contribuiu para a sua proteção, ajudando a pagar pela conservação do seu habitat. Estas descobertas sugerem que os conservacionistas não devem esquivar-se de usar memes para gerar interesse e arrecadar dinheiro para os membros ameaçados de extinção mais negligenciados do reino animal.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não há “animais feios” há sim…pessoas horrendas !….só que não se vêm ao espelho !

RESPONDER

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …