Giorgia Meloni falha enterro de vítimas de naufrágio. Estava em karaoke com Matteo Salvini

Carmelo Imbesi / EPA

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o ministro das Infraestruturas e Transportes, Matteo Salvini.

Giorgia Meloni e Matteo Salvini estão debaixo de fogo após terem sido apanhados a cantar em karaoke depois de terem faltado ao enterro das vítimas de um naufrágio em Itália.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o ministro italiano das Infraestruturas e Transportes, Matteo Salvini, não estiveram presentes no enterro das vítimas do naufrágio que, em fevereiro, matou 75 pessoas na costa italiana. Dos 75 mortos, 30 eram menores de idade e 21 tinham até 12 anos.

Sobreviveram 80 pessoas ao naufrágio, que aconteceu depois de um barco de pesca que transportava da Turquia cerca de 180 pessoas encalhar e partiu-se, num mar agitado perto da costa. As autoridades acreditam que cerca de 30 pessoas ainda estão desaparecidas.

Esta tragédia, na costa de Cutro, no sul de Itália, é uma das piores dos últimos anos no Mar Mediterrâneo.

No dia em que decorreu o enterro das vítimas, Giorgia Meloni e Matteo Salvini foram filmados a cantar juntos num karaoke. A ocasião era o 50.º aniversário de Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga.

Foi divulgado um vídeo do momento, gravado por um jornalista convidado para o evento. Meloni e Salvini são vistos a cantar “La Canzone di Marinela”, uma música que fala de uma mulher que morre afogada:

“Esta de Marinella é a história verdadeira
Que escorregou no rio na primavera,
Mas o vento que a viu assim bela
Do rio a levou sobre uma estrela”

A líder do Partido Democrático, Simona Malpezzi, foi uma das vozes mais críticas do comportamento de Meloni e Salvini.

“Não prestaram homenagem aos mortos. Mudaram os compromissos institucionais para ir cantar. Desumanidade, cinismo, improviso, crueldade”, disse Malpezzi.

O autarca de Bolonha, onde se realizou o funeral das vítimas, também criticou a sua postura: “Foi um dia muito doloroso para nós. Enterramos caixões, inclusive uma menina. Fiquei impressionado com as imagens que vi do karaoke”.

“Os dois cristãos Meloni e Salvini não foram a Cutro rezar em frente aos caixões, sairam de Cutro sem querer vê-los e para depois, à noite, irem cantar no aniversário de Salvini”, escreveu a jornalista Selvaggia Lucarelli no Twitter.

Milhares de pessoas participaram numa marcha de solidariedade em Cutro, para recordar os migrantes que morreram no naufrágio. A ONU estima que, só este ano, já morreram ou estão desaparecidas cerca de 300 pessoas resultado da perigosa rota de migração do Mediterrâneo.

Um grupo de manifestantes protestou, na quinta-feira, também em Cutro, para homenagear as vítimas do naufrágio. “Não em nosso nome, a Calábria tem um grande coração, tu não!” e “eles poderiam ter sido salvos” eram algumas das frases lidas nos cartazes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.