Medidas baixam pressão do IRS em todos os escalões

1

António Pedro Santos / LUSA

Fernando Medina

O novo modelo de retenções na fonte de trabalho dependente e pensões deverá beneficiar cerca de três milhões de famílias, já que irá traduzir-se numa redição da taxa de retenção de IRS na fonte.

Todos os escalões de rendimento beneficiarão de uma redução da taxa do importo resultante das alterações operadas. De acordo com o que consta no Orçamento do Estado para 2023, o alívio do IRS permitirá a cada contribuinte ter, no próximo ano, um ganho médio anual entre os 474 euros (rendimentos superiores a 100 mil euros por ano) e os 18 anos (rendimentos até 10 mil euros ano). No caso da classe média, avança o Correio da Manhã, os ganhos variarão entre os 267 e os 146 euros.

As diferenças, tal como explica a mesma fonte, resultam dos rendimentos dos contribuintes e respetivo IRS. Com um imposto mais baixo, os rendimentos mais baixos têm ganhos inferiores. Especificamente, os valores que os contribuintes pagarão a menos em IRS, em 2023, resultam da atualização dos limites dos escalões de IRS em 5,1%, redução da taxa marginal do 2º escalão de IRS de 23% para 21% e reforma do mínimo de existência.

O Correio da Manhã explica ainda que os ganhos anuais, em sede de IRS, serão refletidos nas taxas de retenção na fonte, com atualização em janeiro. Traduzindo, os contribuintes, além de pagarem menos IRS, terão também mais dinheiro disponível todos os meses, Também aqui o ganho médio mensal variará entre 36,5 euros (rendimentos superiores a 100 mil euros) e 1,2 euros (rendimentos anuais inferiores a 10 mil euros).

Também o novo modelo de retenções na fonte de trabalho dependente e pensões deverá beneficiar cerca de três milhões de famílias, já que irá traduzir-se numa redição da taxa de retenção de IRS na fonte. Desta forma, os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas podem ter salários e pensões líquidas mais elevadas todos os meses.

ZAP //

1 Comment

  1. O Ministro devia fazer as contas ao contrário.
    Dar os cerca de 400 Euros de desconto no fim do ano a quem ganha menos de 10000€ e os tais cerca de 46€ aos que ganham mais de 100 mil euros.
    Isso é que era justo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.