Medicamentos para a hepatite podem ser eficazes no tratamento da Covid-19

Shahin Merat / Wikimedia

Uma combinação de Sofosbuvir e Daclatasvir foi usada para tratar a Hepatite C

De acordo com três artigos científicos apresentados por investigadores da área da saúde, há uma possibilidade dos medicamentos sofosbuvir e daclatasvir serem eficazes no tratamento do novo coronavírus.

Os três artigos, elaborados por investigadores do Irão, foram publicados a semana passada no Journal of Antimicrobial Chemotherapy. O país desenvolveu o seu próprio comprimido, que contém sofosbuvir e daclatasvir, com o objetivo de testar o medicamento num ensaio clínico.

Durante os ensaios foi testado se a adição de sofosbuvir e daclatasvir, uma combinação de medicamentos muito usada para o tratamento da hepatite C, melhorou os resultados clínicos dos pacientes com Covid-19 em estado moderado ou grave, diz a SciTechDaily.

De acordo com o artigo, os investigadores usaram como amostra 66 pacientes, dividindo-os em dois grupos diferentes. O grupo de tratamento (moderado) e o grupo de controlo (grave) – a recuperação clínica foi alcançada em 14 dias em 88% no grupo de tratamento, e em 67% no grupo de controlo.

O grupo de tratamento teve uma duração média de hospitalização menor à do grupo de controlo, uma vez que os pacientes tiveram internados entre 6 e 8 dias, respetivamente. No grupo de tratamento morreram 3 doentes, enquanto que no grupo de controlo foram 5 as vítimas mortais.

Em outro estudo, detalhado no artigoThe impact of sofosbuvir/daclatasvir or ribavirin in patients with severe COVID-19“, os infetados foram divididos em dois grupos. Aos doentes de um grupo foi administrado o medicamento ribavirina, sendo que ao outro foi aplicado o sofosbuvir e daclatasvir. Todos os participantes receberam também o tratamento padrão nacional que passava pelo uso de lopinavir/ ritonavir, e hidroxicloroquina.

Os resultados indicaram que a duração média de internamento foi de 5 dias para o grupo onde foi administrado o sofosbuvir e daclatasvir, e de 9 dias para os doentes que tomaram ribavirina. A mortalidade no grupo onde foi usado o sofosbuvir e daclatasvir foi de 6%, enquanto no grupo que tomou ribavirina foi de 33%.

Os resultados do estudo sugerem que a adição de sofosbuvir e daclatasvir ao tratamento padrão pode reduzir a duração do internamento hospitalar para pacientes com Covid-19, em comparação com a utilização única do tratamento padrão.

Shahin Merat, autor de um dos artigos do Journal of Antimicrobial Chemotherapy, explica que ainda é cedo para tirar conclusões definitivas sobre o benefício deste medicamento. “Apesar dos resultados serem encorajadores, ainda é cedo para chegar a uma conclusão. São necessários estudos mais rigorosos para confirmar estes resultados“, remata.

Merat, revela que foi criada uma rede de cinco ensaios clínicos para testar o sofosbuvir e daclatasvir, em mais de 2000 pacientes com COVID-19. A análise será feita a doentes de países como o Irão, Brasil, Egito e África do Sul.

Só em outubro, deverão ser apresentados resultados que permitam concluir se este tratamento pode ser utilizado a nível mundial.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …