Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

Em causa está a loperamida, uma droga vendida comercialmente sob o nome de Imodium, tal como detalha o portal de Ciência IFL Science. Na verdade, cientistas já tinha demonstrado que o fármaco poderia induzir a morte de células de glioblastoma, mas o novo estudo revela agora o mecanismo através do qual esta indução poderá ser feita.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Autophagy, a equipa descobriu uma via através da qual o fármaco induz as células até à auto-destruição, num processo catabólico conhecido como autofagia, que significa “alimentação própria”, uma vez que dá origem à degradação de componentes da própria célula.



Regulando positivamente um gene (ATF4) que promove a morte de linhas celulares de glioblastoma, a loperamida poderá, segundo a equipa, ser um fármaco promissor para induzir a autofagia destas células cancerígenas, abrindo consequentemente novos caminhos do ponto de vista teraupêitco para combater este tipo de cancro mortal.

Simplificando: os cientistas pretendem atingir diretamente as células cancerígenas e induzir, especialmente no seu interior, a autofagia, que é um processo de auto-destruição, pondo fim ao crescimento ou mesmo à existência do tumor.

“Os nosso procedimentos com linhas de células mostram que a autofagia pode apoiar o tratamento de tumores cerebrais de glioblastoma”, afirmou o autor principal do estudo, Sjoerd van Wijk, citado em comunicado.

Apesar dos resultados promissores, os cientistas frisam que são ainda necessárias mais investigações para que a loperamida possa ser validada como uma opção de tratamento para este tipo de cancro cerebral. É preciso também encontrar um método de administração da droga para que estas possa atingir o tumor.

A curto prazo, a equipa vai estudar mais sobre a vida encontrada, pretendendo também identificar outros potenciais medicamentos com um efeito semelhante.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PSD conquista Aveiro com maiora absoluta, Isaltino ganha Oeiras

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …