Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

Em causa está a loperamida, uma droga vendida comercialmente sob o nome de Imodium, tal como detalha o portal de Ciência IFL Science. Na verdade, cientistas já tinha demonstrado que o fármaco poderia induzir a morte de células de glioblastoma, mas o novo estudo revela agora o mecanismo através do qual esta indução poderá ser feita.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Autophagy, a equipa descobriu uma via através da qual o fármaco induz as células até à auto-destruição, num processo catabólico conhecido como autofagia, que significa “alimentação própria”, uma vez que dá origem à degradação de componentes da própria célula.

Regulando positivamente um gene (ATF4) que promove a morte de linhas celulares de glioblastoma, a loperamida poderá, segundo a equipa, ser um fármaco promissor para induzir a autofagia destas células cancerígenas, abrindo consequentemente novos caminhos do ponto de vista teraupêitco para combater este tipo de cancro mortal.

Simplificando: os cientistas pretendem atingir diretamente as células cancerígenas e induzir, especialmente no seu interior, a autofagia, que é um processo de auto-destruição, pondo fim ao crescimento ou mesmo à existência do tumor.

“Os nosso procedimentos com linhas de células mostram que a autofagia pode apoiar o tratamento de tumores cerebrais de glioblastoma”, afirmou o autor principal do estudo, Sjoerd van Wijk, citado em comunicado.

Apesar dos resultados promissores, os cientistas frisam que são ainda necessárias mais investigações para que a loperamida possa ser validada como uma opção de tratamento para este tipo de cancro cerebral. É preciso também encontrar um método de administração da droga para que estas possa atingir o tumor.

A curto prazo, a equipa vai estudar mais sobre a vida encontrada, pretendendo também identificar outros potenciais medicamentos com um efeito semelhante.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …

Chega quer telefone e Internet pagos aos trabalhadores do Estado em teletrabalho

O Chega entregou no Parlamento, este domingo, um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê "o exemplo" e pague as despesas de telefone e Internet aos trabalhadores do Estado que estão em …