Fenómeno meteorológico de grande dimensão nas próximas horas (mas não se sabe onde)

2

Nuno Veiga / LUSA

Mau tempo em Campo Maior

Presidente do IPMA deixa alerta sobre uma “estrutura meteorológica” em Portugal, que se pode deslocar para norte ou sul do país.

O dia está a ser marcado pelo mau tempo em Portugal. As notícias centram-se na Grande Lisboa mas há outros pontos do país a sofrer consequências.

Na Madeira, por exemplo, o tráfego aéreo já foi afectado: dois voos foram direccionados para Lisboa e Porto, enquanto outros seis foram cancelados. Até ao fim da manhã não tinha aterrado qualquer avião na ilha.

O distrito Portalegre seria a “vítima” do mau tempo que passou pela capital e arredores e já há notícias a confirmar essa passagem.

Há uma “situação absolutamente caótica” em Monforte, de acordo com o presidente da autarquia, Gonçalo Lajem, na agência Lusa.

Em Campo Maior registam-se inundações “quase até ao tecto” de casas, onde há zonas completamente alagadas, de acordo com fonte da Câmara Municipal local.

Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, já havia alertado que, próximo da hora do almoço, o estado do tempo vai agravar-se novamente.

E não se sabe em que zona do país: “A estrutura meteorológica que se aproxima tem uma grande dimensão, mas, na verdade, tanto pode deslocar-se para sul do continente, como para norte”, descreveu, na rádio TSF.

Só na capital Lisboa “devem ter caído mais de 100 mm integrados de água. Isto é muita água”, avisou.

O vento forte vai continuar e “tem de ser seguido com todo o cuidado” – há risco de quedas de árvores, estruturas e casas.

E deixou outro apelo: “É preciso perceber que nós vivemos num país que tem muita gente a viver sozinha e, portanto, precisamos mesmo desta cadeia inquebrável de solidariedade para resistir aos desastres naturais”.

ZAP //

2 Comments

  1. Este sr presidente dum instituto publico será padre? Está preocupado com a cadeia de solidariedade ( nao sei qual!) e nao consegue dizer se a tempestade se dirige para sul ou para norte? por outro lado nao sabe que estamos no final de outono , quase no inverno e este clima é normal para época? Creio que está a ocupar um lugar errado! Este tipo de organismos nao deveriam ser ocupados por politicos, mas por técnicos qualificados…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.