Matemático cria modelo que calcula o fim da civilização

(dr) Michael Whelan

HARI (1985), Michael Whelan - Hari Seldon na trilogia "Foundation", de Isaac Asimov, tal como imaginado pelo artista Michael Whelan

HARI (1985), Michael Whelan – Hari Seldon na trilogia “Foundation”, de Isaac Asimov, tal como imaginado pelo artista Michael Whelan

Uma teoria capaz de prever a ascensão e queda das civilizações através de um simples cálculo matemático indica que a humanidade entrará em breve em colapso.

De acordo com Peter Turchin, professor da Universidade do Connecticut, nos Estados Unidos, a matemática pode não apenas explicar, mas também prever o comportamento humano.

Turchin é o criador da chamada cliodinâmica, um ramo científico da ciência que estuda os processos histórico-sociais a longo prazo através de modelagem matemática. “O meu modelo matemático indica que a instabilidade social e a violência política atingem o seu ponto máximo nos anos de 2020“, diz Turchin, citado pelo Phys.org.

O matemático americano de origem russa considera que as recentes eleições presidenciais nos Estados Unidos são um indicador que confirma a sua previsão. Turchin esclareceu, no entanto, que não é possível saber o que vai acontecer exactamente quando a instabilidade alcançar o seu auge, pois a sua teoria não prevê eventos – apenas tendências.

O professor assegura porém que as suas previsões podem ajudar a humanidade a escapar a um destino sombrio, já que ao observar as tendências é possível interrompê-las a tempo e evitar que causem problemas irreversíveis à sociedade.

Turchin, autor de Ages of Discord, diz que se vê muitas vezes no lugar de Hari Seldon, um personagem fictício da série Foundation, de Isaac Asimov. Nos livros do “pai da robótica”, Seldon é um professor de matemática no Planeta Trantor que desenvolve a psicohistória, uma ciência algorítmica que lhe permite prever o futuro em termos probabilísticos.

No mundo fictício de Asimov, o professor Seldon previu o declínio e queda da sua própria sociedade. Será a cliodinâmida de Turchin capaz de fazer o mesmo no mundo real?

ZAP ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. os algoritmos desses cidadãoserviços são na realidade uma conta de chegar. quem escolhe os termos das parcelas e o matemático e os resultados são a cara dele. outro matemático achará outros resultados porque tudo depende de quem escolhe.

      • O que ele quer dizer é que o indivíduo jamais conseguirá ser 100% imparcial e influencia, mesmo que inconscientemente, o resultado da experiência, ou seja, “it’s all in the eyes of the beholder”.
        O objecto será sempre interpretado pelo sujeito, e, mesmo numa tentativa de análise imparcial, nunca será totalmente desprovido das características que o caracterizam tal como nunca será descrito e definido fielmente em toda a sua totalidade.

RESPONDER

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …