Matemático cria modelo que calcula o fim da civilização

(dr) Michael Whelan

HARI (1985), Michael Whelan - Hari Seldon na trilogia "Foundation", de Isaac Asimov, tal como imaginado pelo artista Michael Whelan

HARI (1985), Michael Whelan – Hari Seldon na trilogia “Foundation”, de Isaac Asimov, tal como imaginado pelo artista Michael Whelan

Uma teoria capaz de prever a ascensão e queda das civilizações através de um simples cálculo matemático indica que a humanidade entrará em breve em colapso.

De acordo com Peter Turchin, professor da Universidade do Connecticut, nos Estados Unidos, a matemática pode não apenas explicar, mas também prever o comportamento humano.

Turchin é o criador da chamada cliodinâmica, um ramo científico da ciência que estuda os processos histórico-sociais a longo prazo através de modelagem matemática. “O meu modelo matemático indica que a instabilidade social e a violência política atingem o seu ponto máximo nos anos de 2020“, diz Turchin, citado pelo Phys.org.

O matemático americano de origem russa considera que as recentes eleições presidenciais nos Estados Unidos são um indicador que confirma a sua previsão. Turchin esclareceu, no entanto, que não é possível saber o que vai acontecer exactamente quando a instabilidade alcançar o seu auge, pois a sua teoria não prevê eventos – apenas tendências.

O professor assegura porém que as suas previsões podem ajudar a humanidade a escapar a um destino sombrio, já que ao observar as tendências é possível interrompê-las a tempo e evitar que causem problemas irreversíveis à sociedade.

Turchin, autor de Ages of Discord, diz que se vê muitas vezes no lugar de Hari Seldon, um personagem fictício da série Foundation, de Isaac Asimov. Nos livros do “pai da robótica”, Seldon é um professor de matemática no Planeta Trantor que desenvolve a psicohistória, uma ciência algorítmica que lhe permite prever o futuro em termos probabilísticos.

No mundo fictício de Asimov, o professor Seldon previu o declínio e queda da sua própria sociedade. Será a cliodinâmida de Turchin capaz de fazer o mesmo no mundo real?

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. os algoritmos desses cidadãoserviços são na realidade uma conta de chegar. quem escolhe os termos das parcelas e o matemático e os resultados são a cara dele. outro matemático achará outros resultados porque tudo depende de quem escolhe.

      • O que ele quer dizer é que o indivíduo jamais conseguirá ser 100% imparcial e influencia, mesmo que inconscientemente, o resultado da experiência, ou seja, “it’s all in the eyes of the beholder”.
        O objecto será sempre interpretado pelo sujeito, e, mesmo numa tentativa de análise imparcial, nunca será totalmente desprovido das características que o caracterizam tal como nunca será descrito e definido fielmente em toda a sua totalidade.

RESPONDER

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …

Vem aí um novo Cartão de Cidadão e vai ser igual ao dos restantes países da UE

O Cartão do Cidadão vai mudar. As alterações serão residuais e poderão ser observadas já a partir de 2021, ano limite para que se atualize o formato de todos os documentos de identidade na União …