Mark Zuckerberg quer criar um assistente doméstico como o do Homem de Ferro

wiredphotostream / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O fundador do Facebook quer desenvolver um sistema de inteligência artificial que lhe permita controlar algumas funções em sua casa e que o ajude com as várias tarefas que tem para fazer no dia-a-dia.

No início de um novo ano, são várias as resoluções que passam pela cabeça das pessoas normais, passando por fazer mais exercício físico ou por comer de uma forma mais saudável.

Tal como todos nós, também Mark Zuckerberg quis traçar os objetivos para 2016, apesar de estes serem um bocadinho mais ousados do que os da população dita normal.

Através de uma publicação no Facebook, o fundador desta rede social explicou que quer desenvolver um assistente doméstico semelhante ao JARVIS, a tecnologia usada pelo Homem de Ferro.

“Todos os anos, escolho um desafio pessoal que me leve a aprender coisas novas e a crescer fora do meu trabalho no Facebook. Os últimos foram ler dois livros por mês, aprender mandarim e conhecer uma pessoa nova todos os dias”, começa por dizer.

Segundo o fundador da rede social, o objetivo é criar um sistema de inteligência artificial capaz de o ajudar no seu trabalho, tal como acontece na mansão de Tony Stark, personagem que dá nome ao super-herói da Marvel.

“O meu desafio pessoal para 2016 é construir um sistema simples em minha casa que me ajude com o meu trabalho. Podem considerá-lo uma espécie de JARVIS no Iron Man”, compara.

Para isso, o norte-americano diz que vai começar a explorar o que já existe dentro desta tecnologia e fazer com que o seu sistema comece a entender uma série de comandos.

“Vou começar por explorar a tecnologia que já existe deste género. De seguida, vou começar a fazer com que a minha voz consiga controlar tudo em nossa casa – música, luz, temperatura e por aí fora“, explica.

Nem mesmo a sua filha recém-nascida vai ficar longe deste novo objetivo, já que o sistema terá capacidade para monitorizar as suas necessidades e avisá-lo mesmo quando não estiver por perto.

“Vou fazer com que deixe os meus amigos entrar em casa quando tocam à campainha através de um sistema de reconhecimento facial. Vou fazer com que me alerte quando algo se passar no quarto da Max (…)”, continua.

Com o ano de 2016 a dar ainda os primeiros passos, Mark Zuckerberg tem um longo caminho pela frente para pôr esta ideia em prática.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após se candidatar às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …