Chef Mario Batali vende restaurantes após ser acusado de agressões sexuais

O chef norte-americano Mario Batali, denunciado por várias mulheres por violação e agressão sexual, vendeu a sua participação em todos os seus restaurantes, anunciou hoje a nova empresa que os agrupa.

“Queremos dizer a todos que Mario deixou completamente os nossos negócios. Esta semana adquirimos a sua participação nos nossos restaurantes”, escreveram os irmãos Tanya e Joe Bastianich, sócios de Batali por duas décadas, numa carta aos funcionários do grupo.

Os Bastianich também confirmaram a dissolução do grupo Batali & Bastianich Hospitality, cujo valor chegou a ser estimado em cerca de 221 milhões de euros, e a criação de uma nova empresa.

O chef de ascendência italiana também está a negociar a venda da sua parte na loja Eataly, em Nova Iorque, um gigante estabelecimento comercial onde os seus molhos e mais de dez livros de receitas vão deixar de ser vendidos, informou um porta-voz da Eataly ao The New York Times.

No ano passado, Batali foi acusado por uma funcionária de a ter violado, em 2005, no “The Spotted Pig”, um dos seus 26 restaurantes localizados em Greenwich Village e frequentado por celebridades. O chef nega todas as acusações.

A mulher, que não quis ser identificada, disse que o chef a drogou e violou quando estava inconsciente, relatando que, quando voltou a si, tinha esperma nas suas roupas. Após ir ao hospital, a mulher entrou em contacto com a polícia, mas acabou por desistir de apresentar uma queixa, sendo que provas de violação que tinham sido recolhidas no hospital não foram guardadas.

Uma funcionária do “The Spotted Pig”, Jamie Seet, afirmou ter testemunhado um incidente semelhante, em 2008, através das câmaras de vigilância do restaurante, contando que vários funcionários tiveram de intervir para impedir o abuso contra uma mulher que estava inconsciente.

O outrora prestigiado chef, conhecido pelo seu rabo-de-cavalo ruivo e crocs laranja, já tinha sido acusado de assédio sexual, com as acusações a levarem-no a pedir desculpas pelos seus “numerosos erros” e a abandonar o programa televisivo “The Chew”, do qual era uma das estrelas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …