Há um mar de partículas de plástico entre as ilhas de Maiorca e Menorca

Uma equipa de cientistas do Centro de Estudos Avançados de Blanes (CEAB), em colaboração com outras entidades científicas locais, detetou a presença de cerca de 752 milhões de partículas de plástico a flutuar no mar que separa as ilhas de Maiorca e Menorca, no Arquipélago das Baleares espanholas.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Environmental Pollution, uma amostra trimestral estudada entre 2014 e 2015 no chamado “Canal de Menorca” permitiu medi a presença destes micro-plásticos. Ao todo, estas partículas pesam 3,7 toneladas.

Segundo a publicação, as maiores concentrações de material plástico foram detetadas durante a Primavera e o Verão, em áreas próximas de Maiorca, indicando uma influência direta da atividade turística neste tipo de poluição marinha.

Embora as correntes e ondas sejam “mecanismos de limpeza muito eficazes em certas épocas do ano, as partículas não desaparecem nem encolhem”. Em vez disso, os micro-plásticos “movem-se simplesmente de uma área para outra”, explicou Luis F. Ruiz-Orejón, cientista do CEAB e autor principal do artigo.

A investigação foi realizada no âmbito do Projeto Nixe III, uma iniciativa multidisciplinar cujos objetivos gerais passam por “aumentar a visibilidade sobre os diferentes problemas que o Mar Mediterrâneo enfrenta”, sendo este especialmente focado para contaminação por plásticos flutuantes na sua zona central e oeste.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Patrões acusam Governo de usar a concertação social para viabilizar o Orçamento

Os patrões veem as alterações à lei laboral como uma estratégia do Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), enquanto as centrais sindicais consideraram estas mudanças insuficientes. As alterações à legislação laboral não …

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …