/

Há um mar de partículas de plástico entre as ilhas de Maiorca e Menorca

Uma equipa de cientistas do Centro de Estudos Avançados de Blanes (CEAB), em colaboração com outras entidades científicas locais, detetou a presença de cerca de 752 milhões de partículas de plástico a flutuar no mar que separa as ilhas de Maiorca e Menorca, no Arquipélago das Baleares espanholas.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Environmental Pollution, uma amostra trimestral estudada entre 2014 e 2015 no chamado “Canal de Menorca” permitiu medi a presença destes micro-plásticos. Ao todo, estas partículas pesam 3,7 toneladas.

Segundo a publicação, as maiores concentrações de material plástico foram detetadas durante a Primavera e o Verão, em áreas próximas de Maiorca, indicando uma influência direta da atividade turística neste tipo de poluição marinha.

Embora as correntes e ondas sejam “mecanismos de limpeza muito eficazes em certas épocas do ano, as partículas não desaparecem nem encolhem”. Em vez disso, os micro-plásticos “movem-se simplesmente de uma área para outra”, explicou Luis F. Ruiz-Orejón, cientista do CEAB e autor principal do artigo.

A investigação foi realizada no âmbito do Projeto Nixe III, uma iniciativa multidisciplinar cujos objetivos gerais passam por “aumentar a visibilidade sobre os diferentes problemas que o Mar Mediterrâneo enfrenta”, sendo este especialmente focado para contaminação por plásticos flutuantes na sua zona central e oeste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.