Famoso manuscrito de Galileu não passava de uma falsificação do século XX

Universidade do Michigan

O manuscrito era um dos bens mais preciosos da biblioteca da Universidade do Michigan, mas descobriu-se agora que era uma falsificação. Os especialistas suspeitam que o seu autor terá sido Tobia Nicotra, um famoso forjador italiano.

Desde 1938 que um dos objectos mais valiosos da biblioteca da Universidade do Michigan é um raro manuscrito de Galileu Galilei datado de 24 de Agosto de 1609 e que estava relacionado com a sua famosa descoberta de que a Terra não estava no centro do Universo.

Galileu tinha primeiramente ouvido falar sobre um novo instrumento que “via coisas ao longe como se estivessem perto” e depois de ter ficado desiludido com a capacidade dos instrumentos disponíveis, decidiu arregaçar as mangas e construir o seu próprio telescópio, tendo até aprendido a fazer as suas lentes.

O manuscrito incluía o rascunho de uma carta onde Galileu descrevia a sua criação e desenhos sobre as posições das luas em torno de Júpiter.

No entanto, após uma investigação interna, a biblioteca concluiu agora que o documento é uma falsificação e que muito provavelmente partiu da habilidosa mão de um famoso forjador de documentos.

“Foi muito angustiante quando soubemos inicialmente que o nosso Galileu não era verdadeiramente um Galileu”, revela Donna L. Hayward, reitora interina da Universidade, ao The New York Times.

A denúncia partiu de Nick Wilding, um historiador da Universidade da Geórgia, que está a escrever uma biografia de Galileu e já descobriu outros trabalhos do astrónomo que eram forjados.

“Pareceu-me estranho. Isto são supostamente dois documentos diferentes que acontecem estar numa folha de papel. Por que é que têm a mesma cor castanha?”, explica. O historiador decidiu acabar de vez com estas suspeitas e contactou a biblioteca para pedir uma imagem da marca de água do manuscrito, que poderia indicar onde e quando o papel foi feito.

O documento apareceu pela primeira vez num leilão em 1934, tendo sido comprado por um empresário de Detroit, que o doou à Universidade do Michigan em 1938, após a sua morte.

Pablo Alvarez, um dos curadores da biblioteca, admite que temeu logo o pior quando viu o nome de Wilding no email, por já saber da sua reputação para a descoberta de documentos forjados.

Wilding começou por descobrir que os arquivos italianos não tinham qualquer registo da existência deste manuscrito, mas foi mesmo a marca de água, composta por um círculo com um trevo de três folhas e o monograma “AS/BMO”, que acabou por ser a pista que resolveu o mistério.

A leiloeira que vendeu o manuscrito alegava que a sua autenticidade tinha sido verificada pelo Cardeal Pietro Maffi, que morreu em 1931 e o terá comparado a dois outros documentos autografados por Galileu na sua colecção.

Wilding descobriu que esses dois documentos tinham sido dados ao Cardeal por Tobia Nicotra, um italiano oriundo de Milão que era famoso pelo seu talento para falsificar documentos. “Quando ouvi o nome Nicotra, o meu sexto sentido começou a formigar”, revela.

E não era para menos. Nicotra foi várias vezes descrito pelos seus contemporâneos como o forjador mais inteligente até então conhecido. Não se sabe muito sobre a sua vida, mas terá começado a vender documentos falsos nos anos 20, supostamente para conseguir dinheiro para sustentar a sua esposa e as sete amantes que tinha.

Terá sido o autor de entre 500 e 600 documentos falsos e Galileu Galilei esteve longe de ser o seu único alvo, já que Nicotra também criou manuscritos forjados atribuídos a outras figuras como Cristóvão Colombo, George Washington, Martinho Lutero, Mozart ou Leonardo da Vinci. O seu talento para a falsificação acabou por lhe sair caro, já que foi condenado a dois anos de prisão a 9 de Novembro de 1934.

Apesar de o papel e a tinta do manuscrito parecerem genuínos e serem contemporâneos de Galileu, o historiador descobriu que o “BMO” se referia à cidade italiana de Bérgamo e que a marca de água coincidia com documentos datados de 1790 — 150 anos depois de Galileu ter feito as descobertas, o que acabou por ser o último prego no caixão que enterrou as esperanças de o documento ser verdadeiro.

A revelação foi decepcionante, mas a biblioteca prefere ver o lado positivo: “No futuro, pode servir para a investigação, aprendizagem e ensino na área das falsificações, uma disciplina intemporal que nunca foi tão relevante“.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.