Manifestantes exigem em Lisboa libertação de Lula e “verdadeira justiça”

Antonio Lacerda / EPA

Cerca de uma centena de manifestantes concentraram-se no domingo no Largo Camões, em Lisboa, no dia em que o ex-presidente brasileiro Lula da Silva cumpre um ano de prisão, para exigirem a sua libertação e “verdadeira justiça”.

“A situação de Lula já não tem muita coisa para dizer. Já está há um ano na prisão por uma condenação por factos indeterminados e isso é vergonhoso para a democracia brasileira e também para a democracia no mundo”, disse à agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias, Ivone Santos, dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), em Lisboa.

No mesmo dia, apoiantes do ex-presidente brasileiro realizaram uma campanha designada “Lula Livre” em várias cidades do Brasil e em mais de 40 cidades no mundo para mostrarem a sua indignação.

Concentrados no Largo Camões, em Lisboa, numa atmosfera colorida a vermelho, amarelo, preto e branco, com bandeiras e cartazes e o busto de Lula na base da estátua de Camões a “olhar para o Chiado”, os apoiantes de Lula gritavam: “Lisboa, Portugal, Lula Livre, Lula Livre!” e “Lula Guerreiro – Povo Brasileiro!”.

Na ocasião, Ivone Santos afirmou que o ex-presidente Lula da Silva “corre sérios riscos se continuar preso”, de uma forma que qualificou de “escandalosa”.

E prosseguiu: “Nós, do partido, através do Comité Internacional “Lula Livre” estamos a fazer esta campanha (…) para mostrarmos a nossa indignação pela prisão de Lula”.

“Não faz sentido e não tem cabimento [Lula] estar a passar por estas condições”, lamentou, lembrando que a campanha serve para “apelar à comunidade portuguesa e a entidades partidárias e não partidárias para que ajudem nesta luta e que se faça justiça, até porque, até ao momento, não encontraram provas”, além de que quem julgou o ex-presidente Lula “tinha interesses concretos”.

Ivone Santos referia-se a Sérgio Moro, atual ministro da Justiça brasileiro, que conduziu os processos da operação “Lava Jato”.

Presente na concentração, a deputada comunista Rita Rato disse à Lusa que o PCP “esteve desde a primeira hora solidário com o processo antidemocrático que teve início com o golpe que visou a destituição da presidente Dilma Rousseff”.

Realçou ainda que o PCP esteve também solidário contra “a prisão injusta” de Lula da Silva e que continua solidário com “a luta que hoje se trava pela sua libertação, mas também em defesa dos direitos democráticos que estão [hoje] profundamente ameaçados no Brasil”.

Rita Rato explicou que a presença do PCP na concentração foi de solidariedade pela libertação de Lula da Silva e igualmente pela “retoma dos valores democráticos”, pela defesa dos direitos dos trabalhadores, que estão hoje profundamente ameaçados” no Brasil com “a proposta de revisão da previdência” e de outros ataques que “estão em curso” e que terão no PCP “uma força de resistência e solidariedade”.

Anelice Mello Rose, arquiteta brasileira de 56 anos, residente na Holanda, esteve presente na manifestação por considerar “super importante mostrar às pessoas que estão na Europa e no mundo o que está a acontecer no Brasil, essa injustiça com o Lula, e com a política que ele fez nos últimos anos”.

“Com o golpe com Dilma e com o Lula isto demonstra que estamos a viver num Estado autoritário, uma democracia autoritária”, salientou.

Já Diogo Pedrosa, de 38 anos, cientista informático, indicou que decidiu apoiar o protesto porque “Lula é um preso político que merece todo o apoio da população brasileira e do mundo, porque foi julgado de forma totalmente enviesada e injusta”. “Eles tinham o objetivo de condená-lo e procuraram alguma justificação, alguma desculpa para que pudessem condená-lo e os juízes não fizeram justiça”, acrescentou.

No dia em que se assinala um ano da sua prisão,  Lula da Silva publicou um texto de opinião na Folha de São Paulo, em que diz que está “preso injustamente” e “acusado e condenado por um crime que nunca existiu”.

“Cada dia que passei aqui fez aumentar a minha indignação, mas mantenho a fé num julgamento justo em que a verdade vai prevalecer. Posso dormir com a consciência tranquila da minha inocência. Duvido que tenham sono leve os que me condenaram numa farsa judicial”, realçou.

O antigo governante referiu ainda que o que mais o angustia, contudo, “é o que se passa com o Brasil e o sofrimento do povo”, e lembra que para lhe imporem “um juízo de exceção romperam os limites da lei e da Constituição, fragilizando a democracia”.

Lula da Silva foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão num caso em que a Justiça Federal considerou-o culpado de crimes de corrupção ligados a uma quinta em Atibaia.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …