As autoridades dinamarquesas acusaram mais de mil jovens por partilharem, através do Facebook Messenger, um vídeo de dois adolescentes de 15 anos a fazerem sexo.
A rede social Facebook deu o alerta, depois de ter detetado imagens de teor sexual com dois adolescentes, que estavam a ser partilhadas através da aplicação Messenger. O primeiro alerta terá chegado às autoridades dos Estados Unidos, que avisaram a Dinamarca através da Interpol.
Segundo a BBC, os mais de mil jovens são acusados de distribuir material sexualmente explícito de dois menores de 18 anos. A idade dos intervenientes no vídeo, que terá começado a ser partilhado no Facebook no outono de 2017, pode agravar a acusação do 1004 jovens acusados pelas autoridades dinamarquesas.
Caso a justiça dinamarquesa entenda agravar a acusação, os mais de mil acusados podem passar a constar numa lista de pessoas que partilharam pornografia infantil e ser condenados a pena de prisão.
Os jovens maiores de 18 anos foram chamados a esquadras para prestar declarações. Os menores foram contactados através dos pais.
Numa altura em que o problema do chamado “revenge porn” afecta cada vez mais jovens, as autoridades dinamarquesas pretendem com estas acusações passar um claro sinal de alerta: vídeos sexualmente explícitos não devem ser partilhados nas redes sociais.