Mais de 400 icebergues à deriva no Atlântico Norte obrigam navios a alterar rotas

Mais de 400 icebergues estão à deriva em rotas marítimas no Atlântico Norte na última semana, uma quantidade elevada para esta altura do ano, o que obriga os navios a pararem ou desviarem-se centenas de quilómetros.

Os meteorologistas atribuem o número invulgarmente elevado de massas de gelo à deriva no oceano a ventos que estão a levar os icebergues para sul, o que poderá estar a ser acelerado pelo aquecimento global, que faz com que o gelo da Gronelândia se quebre.

Na segunda-feira, estavam localizados 450 icebergues perto da Terra Nova, quando na semana anterior só havia 37, de acordo com a patrulha do gelo da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que por esta altura do ano costuma contar 80 icebergues.

Os navios de carga que atravessam o Atlântico são obrigados a desvios de mais de 500 quilómetros que podem atrasar as viagens por dia e meio.

Perto da costa da Terra Nova, há navios de carga a cruzarem o oceano a velocidades de 3 a 4 nós, o equivalente a cerca de 7,5 quilómetros por hora, e pelo menos um já ficou danificado por ter embatido num bloco de gelo.

A comandante da Guarda Costeira Gabrielle McGrath, que chefia a patrulha do gelo, afirmou que nunca viu um aumento destes em tão pouco tempo.

A responsável prevê que pelo quarto ano consecutivo haja uma temporada de icebergues extrema, com mais de 600 blocos de gelo nos corredores marítimos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …