40 idosos retirados de lar ilegal, em Vila Franca de Xira, após surto de sarna

Um surto de sarna denunciou um lar de idosos ilegal, em Vila Franca de Xira. Os 40 utentes do lar já foram transferidos para outras instituições.

40 idosos acabaram de retirados, esta quarta-feira, de um lar ilegal em Vila Franca de Xira. O número foi avançado pela SIC Notícias.

A operação de evacuação começou ao final da tarde de terça-feira, com os idosos estão a serem transportados para instituições e lares legais.

A situação terá sido despoletada após um surto de sarna.

Em declarações à rádio Antena 1, Pedro Araújo, comandante da Proteção Civil, explicou que esta operação surgiu de “uma ordem da Segurança Social para evacuação. É uma lar ilegal, com cerca de 40 utentes”, confirmou.

Dois idosos terão sido transportados para o hospital de Vila Franca de Xira, devido a alegadas quedas, durante a operação.

Ao semanário regional O Mirante, alguns dos familiares alegaram desconhecimento de que a estrutura não estava legalizada.

O que é a sarna?

A sarna, nome corrente da escabiose, é uma infestação da pele causada por um ácaro parasita de tamanho microscópico, chamado Sarcoptes scabiei.

A doença provoca uma reação caracterizada pela formação de borbulhas e comichão intensa.

A sarna transmite-se através do contacto direto e prolongado com alguém que tenha o parasita.

O período de incubação varia entre 3 dias e 6 semanas, e o tratamento envolve, habitualmente, a aplicação de cremes na pele.

Devem ainda ser tomadas medidas de prevenção de contágio, como a não partilha de objetos pessoais, roupas individuais e roupa de cama e toalhas, e o evitar de contacto com outras pessoas, como especifica o SNS 24.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.