Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

1

PDSA

Magawa, o rato-herói, com a sua medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país.

A instituição de caridade britânica People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA), entregou uma medalha de ouro a Magawa, pelo seu trabalho de deteção de minas terrestres não detonadas, no Camboja.

Décadas de conflito deixaram o país do sudeste asiático repleto de milhões de minas terrestres, munições não detonadas e outros resíduos explosivos de guerra que continuam a matar ou ferir dezenas de pessoas por ano.

Com a ajuda de outros países, o Camboja passou anos a limpar os campos minados, o que é considerado uma tarefa difícil e perigosa. Então, Magawa entrou em ação.

O rato, agora considerado um herói, foi treinado pela organização não-governamental belga APOPO para detetar o cheiro de produtos químicos explosivos encontrados em minas terrestres e indicar a sua localização aos “treinadores”.

Apesar de ser maior do que um rato de estimação comum, Magawa é leve o suficiente para evitar a detonação de uma mina terrestre, ao contrário do que acontece com os “caçadores de minas” humanos.

Ao longo de sete anos, Magawa descobriu 39 minas terrestres e 28 partes de artilharia, ajudando a limpar mais de 141 metros quadrados de terra, de acordo com a PDSA – o que o elege como sendo o rato com melhor desempenho da instituição.

“Magawa é um rato herói. Estamos entusiasmados por comemorar a sua devoção por salvar vidas, concedendo-lhe a medalha de ouro”, disse Jan McLouglin, diretora geral da PDSA, na apresentação virtual da entrega de prémios.

A associação escreveu: “Às vezes, os animais mostram capacidades heroicas em situações extraordinárias.” A medalha de ouro, parte do programa Animal Awards, é o maior reconhecimento “para a coragem animal e dedicação excecional à vida civil”.

Os ratos africanos gigantes são inteligentes e fáceis de treinar e Magawa não é exceção. O rato-herói começou a treinar desde muito novo e “passou em todos os testes com louvor” antes de ser enviado para o Camboja.

De acordo com a PDSA, citada pela CNN, Magawa foi treinado para ignorar sucata e sinaliza o seu domador quando deteta uma mina terrestre. Ele executa a sua função tão rápido que pode limpar uma área semelhante a um campo de ténis em 30 minutos – tarefa que poderia demorar quatro dias com um detetor de metais.

“O trabalho de Magawa salva e transforma vidas, tendo impacto direto sobre os homens, mulheres e crianças das comunidades em que trabalha”, disse a PDSA. “Por cada mina terrestre ou pedaço de artilharia não detonado que ele encontra, acaba com o risco de morte ou de ferimentos graves em locais que já sofrem de dificuldades significativas.”

O Camboja é o país com maior número de amputados per capita no mundo, com 25 mil amputações relacionadas com material militar não detonado.

Vários países deixaram munições não detonadas no Camboja, Vietname e Laos durante a Guerra do Vietname. Cerca de um quarto das bombas não explodiram, o que, de acordo com um relatório de 2019, significa que permanecem ativas, mas fora de vista.

O PDSA estima que ainda existam três milhões de minas terrestres não detonadas no Camboja. De acordo com o mesmo relatório, estima-se que metade do país ainda se encontre armadilhado.

ZAP //

1 Comment

  1. UAU, um ratinho gigantesco ganhou uma medalhinha de oiro!??? Caramba, agora so falta uma vaca farejar num campinho e detectar as tais minas e lhe oferecerem ma medalha de melhor vaca farejadora.

    Caramba, daqui a nada os animais vao ser nomeados para a Presidencia da Republica em Portugal.
    Bem, seria bem hilariante, ver um animal a dominar os rominantes conscientes dos seres humanos.

    Ja que a maioria dos animais conscientes sao uma verdadeira patifaria, nao fazem um punhado, e ainda por cima, leva/m nacoes ah decadencia.

    VIVA O REINO ANIMAL

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.