Madrid retira insígnia da Chave de Ouro a Putin

1

premier.gov.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

A autarquia de Madrid retirou, esta terça-feira, a insígnia de Chave de Ouro da cidade entregue em 2006 ao Presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com o Observador, quase todos os partidos – PP, PSOE, Más Madrid, Ciudadanos e um grupo independente – votaram a favor, à exceção do VOX.

“Putin não é uma pessoa que mereça esse reconhecimento”, comentou Rita Maestre, a porta-voz do Más Madrid. Já o PP mostrou alguma reticência sobre o seu sentido de voto, mas acabou por votar a favor da retirada da insígnia.

O VOX foi o único partido político a votar contra. O porta-voz Javier Ortega Smith acusou o Presidente russo de ser um “tirano comunista”, mas não apoiou a retirada da chave e ouro “porque não foi entregue” a Putin, “mas antes ao povo russo”.

A Chave de Ouro da cidade foi entregue ao Presidente da Rússia aquando de uma visita oficial a Madrid, há 16 anos, pelo autarca Alberto Ruiz Gallardón, em jeito de agradecimento ao apoio que concedeu na sequência dos ataques terroristas em 2004.

O diário destaca que outra das propostas aprovadas do Más Madrid passa pela garantia de escolarização a crianças ucranianas que cheguem à cidade, assim como o direito à habitação às famílias carenciadas.

O partido também propôs ao Governo que os refugiados tenham acesso aos bens dos oligarcas russos na capital.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.