Madeira lança 5 toneladas de sal contra o mosquito da dengue

dachalan / Flickr

-

A Câmara Municipal do Funchal vai aplicar este ano cinco toneladas de sal em operações de combate ao mosquito Aedes aegypti, portador da febre de dengue, numa operação que arranca na noite de terça-feira.

A iniciativa tem início na freguesia de Santa Maria Maior, designadamente nos arruamentos em redor da Rua de Santa Maria.

Uma equipa do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal vai aplicar sal em cada sarjeta de modo a evitar que a água que se acumula nestes locais sirva de criadouro para os mosquitos.

“Com base nos resultados obtidos na vigência do plano em 2013, o Gabinete de Informação Geográfica da câmara elaborou uma carta de risco de atividade do mosquito Aedes aegypti, tendo sido definidas três zonas vermelhas, precisamente nas quais esta ação vai decorrer e que na prática correspondem às zonas baixas das freguesias de S. Gonçalo, Santa Maria Maior, Sé, S. Pedro, Imaculado Coração de Maria, São Roque, Santo António e São Martinho”, refere uma nota divulgada no site da autarquia.

A câmara realça que experiências feitas pelo Departamento de Ciência demonstraram que o sal é altamente eficaz contra o desenvolvimento das larvas dos mosquitos.

Além disso, o produto tem um baixo custo e um impacto ambiental reduzido, já que a rede de águas pluviais do Funchal desagua no mar.

Estas aplicações terão uma periodicidade mínima de três semanas e a operação decorrerá até ao final de outubro ou meados de novembro, “dependendo da pluviosidade e da atividade do mosquito”.

A 03 de outubro de 2012, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira (Iasaude) tornou pública a existência de dois casos confirmados de febre de dengue, cuja transmissão ocorre através da picada dos mosquitos Aedes aegypti quando infetados com o vírus, mosquitos que foram detetados na Madeira em 2005.

Segundo o Iasaude, desde 2012, dos 2.168 casos prováveis, a Madeira registou 1.079 casos confirmados de dengue, mas sem nenhum caso hemorrágico e sem nenhum óbito.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …