Madeira é o destino favorito para as agências de viagens

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) elegeu a Madeira como “destino preferido” em 2020, pretendendo ajudar a aumentar o crescimento do fluxo turístico continental para a região, que vive no setor um momento delicado.

Num encontro com os jornalistas em Lisboa, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, começou por lembrar que a escolha de um “destino preferido” pela associação é um projeto anual que visa dinamizar os fluxos turísticos para um determinado destino, quer através de um trabalho temático, quer através de um trabalho técnico com os operadores turísticos e com os agentes de viagens.

“Esse trabalho ao nível técnico começou exatamente hoje, em que tivemos uma – julgo que muito proveitosa – reunião, com o destino e com o nosso capítulo de operadores da parte dos que trabalham o destino Madeira“, disse Pedro Costa Ferreira, na presença do secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, com quem assinou um protocolo.

Pedro Costa Ferreira afirmou que este projeto “surge num momento que não deixa de ser delicado e importante para o destino turístico Madeira”, lembrando que no congresso anual da associação que decorreu, em novembro de 2019, no Funchal, já tinham feito uma caracterização do momento que aquele destino vive.

“Definimos o momento quase como uma tempestade perfeita no sentido em que a Madeira foi, enquanto destino, aguçada por falências importantes de companhias aéreas, foi das experiências que ocorreram na relação com o mercado português claramente a mais prejudicada, nalguns casos ferindo o seu principal mercado e ferindo de uma maneira bastante particular rotas de cidades importantes apesar de secundárias, rotas essas que não foram ainda ocupadas”, lembrou o responsável.

A APAVT voltou a enumerar a “cada vez maior visibilidade da inoperacionalidade do aeroporto” como um constrangimento – apesar de esta ter sido em 2019 metade da que foi em 2018, assim como o registo de “algum importante aumento da oferta” que “não deixa de ser um fator adicional de risco para o êxito da operação”.

“Por todas estas razões, este destino preferido, em meu entender, aparece no momento ideal porque é o momento em que precisamos de atuar com mais acuidade e pretendemos atuar aumentando o crescimento do fluxo turístico continental para a região turística da Madeira e Porto Santo. Pretendemos diminuir a sazonalidade e, sobretudo, talvez o mais importante, pretendemos lançar as bases de uma alteração estrutural da relação”, acrescentou.

Já o governante regional afirmou que “é um grande momento e felicidade este protocolo como destino preferido, numa relação que é já antiga, duradoura e saudável“, lembrando que já tinham sido eleitos como tal em 2016 e que, “daí para cá, a Madeira não deixou de crescer no [número de turistas do] mercado nacional”.

A Madeira também tem “tido a preferência da APAVT para a realização dos seus congressos anuais”, o que já aconteceu por cinco vezes, acrescentou Eduardo Jesus, recordando os mais de 700 congressistas que estiveram na Madeira na última reunião magna do setor em, 2019.

“Nos últimos dois anos foram 14 as falências de companhias aéreas que afetaram os aeroportos geridos pela ANA. Dessas 14, nove focaram o aeroporto da Madeira. Isto foi o foco de um conjunto de circunstâncias que o destino assim quis (…) e que nos deixa, naturalmente, numa circunstância que obriga a reação”, disse o governante.

Mas, Eduardo Jesus considerou ainda o facto dos constrangimentos que têm vindo a ser colocados à Madeira, este e os enumerados pela APAVT, como não sendo “mais do que dádivas porque constituem, naturalmente, grandes oportunidades”.

A Madeira foi ao longo de 2019 o destino turístico nacional a registar quedas no número de dormidas, mas Eduardo Jesus lembrou que até novembro de 2019, últimos dados disponíveis, o mercado nacional cresceu 9% na região e liderou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …

Agentes russos terão oferecido a ajuda de 10 mil soldados aos separatistas catalães

Alegados agentes russos terão oferecido à Catalunha a ajuda de 10 mil soldados durante a sua tentativa de independência da Espanha, em 2017, relataram na quarta-feira meios de comunicação espanhóis e europeus. As denúncias baseiam-se em …