Maçonaria vai ter aplicação e adesão online

A recém-criada Grande Loja Unida de Portugal vai ter uma aplicação que localiza os maçons nas redondezas e um site para receber inscrições.

Depois de sair da Grande Loja Legal de Portugal (GLLP), um dos dois maiores ramos da maçonaria no país, o maçon Paulo Cardoso – um venerável que tinha sido suspenso pelo atual grão-mestre, Júlio Meirinhos, depois de mais de 20 anos como membro – ajudou a fundar aquela que designa como “a terceira loja de maçonaria” do país: a Grande Loja Unida de Portugal (GLUP).

De acordo com o Expresso, a GLUP nasceu este verão e elegeu Paulo Cardoso, de 45 anos, como grão-mestre, depois de eleições disputadas através de um moderno processo eletrónico, “as primeiras deste género na história da maçonaria”.

“Queremos a refundação da maçonaria regular. Uma maçonaria que preze a ética, a verdade, a justiça e se aproxime da sociedade”, declara o economista, que se intitula “independente com alma e carinho social democrata”

A Grande Loja Unida de Portugal, que conta com “centenas de membros em todo o país”, planeia lançar uma aplicação para smartphones e tablets para divulgar o horário e local das sessões.

Paulo Cardoso conta ainda ao Expresso que a GLUP quer também desenvolver uma aplicação de georreferenciação, semelhante às que existem para os membros da maçonaria nos EUA e no Reino Unido, onde será possível a cada membro saber se tem “um irmão” nas proximidades para facilitar a entreajuda em caso de necessidade.

“No momento em que alguém entra nesta loja sabe que não estará sozinho no mundo”, explica Cardoso.

“Temos de dar o exemplo”

Paulo Cardoso, que se dedica à consultoria e a programas de investimento desde que se afastou do PSD, em 1996, promete mais transparência e combater os que usam a maçonaria para satisfazerem os interesses pessoais. “Não pode haver um só irmão com um comportamento menos correto cá dentro. Temos de dar o exemplo“, declara ao Expresso.

“A maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento pessoal, mas o que muitas vezes passa para fora é a imagem de uma organização onde só interessa o poder e o negócio”, sublinha.

Para combater “essas lógicas de poder” – “interesses políticos obscuros” ficam à porta – promete que o processo de seleção será “longo e rigoroso”.

Apesar de sublinhar que não têm pressa em crescer, a GLUP pretende lançar um site onde qualquer pessoa pode contactar a loja e demonstrar o seu interesse em aderir.

Discórdia com Júlio Meirinhos

A Grande Loja Unida de Portugal pretende continuar a celebrar as tradições – as sessões onde não faltam “os aventais, o fato e a gravata preta” -, mas Paulo Cardoso evita falar sobre a tensão interna sentida nos últimos meses no seio da Grande Loja Legal de Portugal que levou à sua suspensão.

Na base da discórdia com o grão-mestre Júlio Meirinhos, de quem chegou a ser aliado, terá estado a votação de um decreto interno e a presença num “jantar branco” com “profanos” (pessoas externas à maçonaria) onde Cardoso é acusado de não ter cumprimentado o grão-mestre.

O Expresso descreve que a tensão estendeu-se a outros três veneráveis de três lojas – a Portugalis, a Niny Sequeira e a Marechal Teixeira Rebelo – que praticavam aquilo que os maçons designam como “rito português”, que faz alusão aos feitos dos portugueses ao longo da história.

No ano passado, o grão-mestre decidiu proibir este rito, e os quatro veneráveis foram alvo de processos disciplinares e de suspensão depois de escreverem uma carta contra a posição de Meirinhos.

O rito que causou discórdia na GLLP tem um lugar especial na nova loja maçónica.

“Temos mais ritos como o escocês ou o york, mas o português tem para nós um carinho especial”, explica Paulo Cardoso ao Expresso, insistindo na “portugalidade” e no “orgulho em ser português”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …