Maçonaria vai ter aplicação e adesão online

A recém-criada Grande Loja Unida de Portugal vai ter uma aplicação que localiza os maçons nas redondezas e um site para receber inscrições.

Depois de sair da Grande Loja Legal de Portugal (GLLP), um dos dois maiores ramos da maçonaria no país, o maçon Paulo Cardoso – um venerável que tinha sido suspenso pelo atual grão-mestre, Júlio Meirinhos, depois de mais de 20 anos como membro – ajudou a fundar aquela que designa como “a terceira loja de maçonaria” do país: a Grande Loja Unida de Portugal (GLUP).

De acordo com o Expresso, a GLUP nasceu este verão e elegeu Paulo Cardoso, de 45 anos, como grão-mestre, depois de eleições disputadas através de um moderno processo eletrónico, “as primeiras deste género na história da maçonaria”.

“Queremos a refundação da maçonaria regular. Uma maçonaria que preze a ética, a verdade, a justiça e se aproxime da sociedade”, declara o economista, que se intitula “independente com alma e carinho social democrata”

A Grande Loja Unida de Portugal, que conta com “centenas de membros em todo o país”, planeia lançar uma aplicação para smartphones e tablets para divulgar o horário e local das sessões.

Paulo Cardoso conta ainda ao Expresso que a GLUP quer também desenvolver uma aplicação de georreferenciação, semelhante às que existem para os membros da maçonaria nos EUA e no Reino Unido, onde será possível a cada membro saber se tem “um irmão” nas proximidades para facilitar a entreajuda em caso de necessidade.

“No momento em que alguém entra nesta loja sabe que não estará sozinho no mundo”, explica Cardoso.

“Temos de dar o exemplo”

Paulo Cardoso, que se dedica à consultoria e a programas de investimento desde que se afastou do PSD, em 1996, promete mais transparência e combater os que usam a maçonaria para satisfazerem os interesses pessoais. “Não pode haver um só irmão com um comportamento menos correto cá dentro. Temos de dar o exemplo“, declara ao Expresso.

“A maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento pessoal, mas o que muitas vezes passa para fora é a imagem de uma organização onde só interessa o poder e o negócio”, sublinha.

Para combater “essas lógicas de poder” – “interesses políticos obscuros” ficam à porta – promete que o processo de seleção será “longo e rigoroso”.

Apesar de sublinhar que não têm pressa em crescer, a GLUP pretende lançar um site onde qualquer pessoa pode contactar a loja e demonstrar o seu interesse em aderir.

Discórdia com Júlio Meirinhos

A Grande Loja Unida de Portugal pretende continuar a celebrar as tradições – as sessões onde não faltam “os aventais, o fato e a gravata preta” -, mas Paulo Cardoso evita falar sobre a tensão interna sentida nos últimos meses no seio da Grande Loja Legal de Portugal que levou à sua suspensão.

Na base da discórdia com o grão-mestre Júlio Meirinhos, de quem chegou a ser aliado, terá estado a votação de um decreto interno e a presença num “jantar branco” com “profanos” (pessoas externas à maçonaria) onde Cardoso é acusado de não ter cumprimentado o grão-mestre.

O Expresso descreve que a tensão estendeu-se a outros três veneráveis de três lojas – a Portugalis, a Niny Sequeira e a Marechal Teixeira Rebelo – que praticavam aquilo que os maçons designam como “rito português”, que faz alusão aos feitos dos portugueses ao longo da história.

No ano passado, o grão-mestre decidiu proibir este rito, e os quatro veneráveis foram alvo de processos disciplinares e de suspensão depois de escreverem uma carta contra a posição de Meirinhos.

O rito que causou discórdia na GLLP tem um lugar especial na nova loja maçónica.

“Temos mais ritos como o escocês ou o york, mas o português tem para nós um carinho especial”, explica Paulo Cardoso ao Expresso, insistindo na “portugalidade” e no “orgulho em ser português”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …