O macaco mais raro do mundo pode ser salvo (graças a pontes de cordas)

O gibão, um pequeno símio que habita em florestas tropicais do Sudoeste asiático, está à beira de extinção. Os cientistas estão a tentar ajudar estes animais a superar as suas duas grandes ameaças: a caça e a fragmentação do habitat.

Os cientistas estão a fazer os possíveis para salvar o gibão de Hainan (Nomascus hainanus), a espécie de macaco mais rara do mundo, que vive na ilha Hainan, na China. À beira da extinção, estes animais são alvos de caça, para além de terem de lidar com a fragmentação do seu habitat devido à ação humana e aos deslizamentos de terra.

Como consequências destas duas grandes ameaças, a deslocação dos símios torna-se mais difícil, assim como a procura por comida.

Recentemente, um novo estudo, cujo artigo científico foi publicado em outubro na Scientific Reports, trouxe boas notícias: um projeto que se dedicou a construir “pontes” de cordas sobre as áreas afetadas está a ajudar a preservar esta espécie.

Segundo o IFL Science, a iniciativa deu o primeiro passo em 2015 com o uso cordas de montanhismo amarradas a árvores e câmaras com sensores de movimento para monitorizar a vida selvagem. Os gibões demoraram 176 dias a darem uma oportunidade à ponte artificial. Ao longo de 470 dias, as câmaras captaram 208 fotografias e 53 vídeos dos animais a usar a corda.

“Quando começamos a trabalhar na reserva, em 2003, havia apenas dois grupos de gibões, com um total de 13 indivíduos, em todo o mundo”, disse o investigador Bosco Pui Lok Chan . “Desde então, estamos a registar uma recuperação gradual, com um terceiro e quarto grupo familiar de gibões formados em 2011 e 2015, respetivamente.”

No início do ano, foi confirmada a formação de um quinto grupo, sendo que a população mundial ultrapassa hoje os 30 espécimes. Este número dá algum alento aos cientistas e esperança quanto à possibilidade de salvar a espécie.

Chan realça ainda que um dos motivos que está a ajudar a preservar os macacos é a consciencialização humana.

“Tentamos envolver a população humana local na conservação do gibão de Hainan e tentamos uma série de esforços, como atividades educacionais em escolas locais, treino de moradores e formação de uma equipa de monitorização. Os membros da comunidade são agora uma força central na proteção dos animais”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …