O macaco mais raro do mundo pode ser salvo (graças a pontes de cordas)

O gibão, um pequeno símio que habita em florestas tropicais do Sudoeste asiático, está à beira de extinção. Os cientistas estão a tentar ajudar estes animais a superar as suas duas grandes ameaças: a caça e a fragmentação do habitat.

Os cientistas estão a fazer os possíveis para salvar o gibão de Hainan (Nomascus hainanus), a espécie de macaco mais rara do mundo, que vive na ilha Hainan, na China. À beira da extinção, estes animais são alvos de caça, para além de terem de lidar com a fragmentação do seu habitat devido à ação humana e aos deslizamentos de terra.

Como consequências destas duas grandes ameaças, a deslocação dos símios torna-se mais difícil, assim como a procura por comida.

Recentemente, um novo estudo, cujo artigo científico foi publicado em outubro na Scientific Reports, trouxe boas notícias: um projeto que se dedicou a construir “pontes” de cordas sobre as áreas afetadas está a ajudar a preservar esta espécie.

Segundo o IFL Science, a iniciativa deu o primeiro passo em 2015 com o uso cordas de montanhismo amarradas a árvores e câmaras com sensores de movimento para monitorizar a vida selvagem. Os gibões demoraram 176 dias a darem uma oportunidade à ponte artificial. Ao longo de 470 dias, as câmaras captaram 208 fotografias e 53 vídeos dos animais a usar a corda.

“Quando começamos a trabalhar na reserva, em 2003, havia apenas dois grupos de gibões, com um total de 13 indivíduos, em todo o mundo”, disse o investigador Bosco Pui Lok Chan . “Desde então, estamos a registar uma recuperação gradual, com um terceiro e quarto grupo familiar de gibões formados em 2011 e 2015, respetivamente.”

No início do ano, foi confirmada a formação de um quinto grupo, sendo que a população mundial ultrapassa hoje os 30 espécimes. Este número dá algum alento aos cientistas e esperança quanto à possibilidade de salvar a espécie.

Chan realça ainda que um dos motivos que está a ajudar a preservar os macacos é a consciencialização humana.

“Tentamos envolver a população humana local na conservação do gibão de Hainan e tentamos uma série de esforços, como atividades educacionais em escolas locais, treino de moradores e formação de uma equipa de monitorização. Os membros da comunidade são agora uma força central na proteção dos animais”, rematou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …