O macaco mais raro do mundo pode ser salvo (graças a pontes de cordas)

O gibão, um pequeno símio que habita em florestas tropicais do Sudoeste asiático, está à beira de extinção. Os cientistas estão a tentar ajudar estes animais a superar as suas duas grandes ameaças: a caça e a fragmentação do habitat.

Os cientistas estão a fazer os possíveis para salvar o gibão de Hainan (Nomascus hainanus), a espécie de macaco mais rara do mundo, que vive na ilha Hainan, na China. À beira da extinção, estes animais são alvos de caça, para além de terem de lidar com a fragmentação do seu habitat devido à ação humana e aos deslizamentos de terra.

Como consequências destas duas grandes ameaças, a deslocação dos símios torna-se mais difícil, assim como a procura por comida.

Recentemente, um novo estudo, cujo artigo científico foi publicado em outubro na Scientific Reports, trouxe boas notícias: um projeto que se dedicou a construir “pontes” de cordas sobre as áreas afetadas está a ajudar a preservar esta espécie.

Segundo o IFL Science, a iniciativa deu o primeiro passo em 2015 com o uso cordas de montanhismo amarradas a árvores e câmaras com sensores de movimento para monitorizar a vida selvagem. Os gibões demoraram 176 dias a darem uma oportunidade à ponte artificial. Ao longo de 470 dias, as câmaras captaram 208 fotografias e 53 vídeos dos animais a usar a corda.

“Quando começamos a trabalhar na reserva, em 2003, havia apenas dois grupos de gibões, com um total de 13 indivíduos, em todo o mundo”, disse o investigador Bosco Pui Lok Chan . “Desde então, estamos a registar uma recuperação gradual, com um terceiro e quarto grupo familiar de gibões formados em 2011 e 2015, respetivamente.”

No início do ano, foi confirmada a formação de um quinto grupo, sendo que a população mundial ultrapassa hoje os 30 espécimes. Este número dá algum alento aos cientistas e esperança quanto à possibilidade de salvar a espécie.

Chan realça ainda que um dos motivos que está a ajudar a preservar os macacos é a consciencialização humana.

“Tentamos envolver a população humana local na conservação do gibão de Hainan e tentamos uma série de esforços, como atividades educacionais em escolas locais, treino de moradores e formação de uma equipa de monitorização. Os membros da comunidade são agora uma força central na proteção dos animais”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu hoje por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor Proeski, …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …

Sporting quer faturar até 35 milhões de euros com Jovane e Matheus Nunes

O Sporting quer faturar em grande com as vendas de Jovane Cabral e Matheus Nunes. Os 'leões' esperam conseguir uma verba entre os 28 e os 35 milhões de euros pelos dois jogadores. Esta pode ter …

Programa para aumentar notas em escolas de contextos desfavorecidos falha em toda a linha

A investigação, para além de comparar notas internas e notas de exames nacionais de escolas públicas de contexto desfavorecidas com as restantes, debruçou-se também sobre campos como as taxas de retenção, as desistências, os “chumbos” …

Vacinas da Janssen vão atrasar em agosto. Irão chegar apenas 200 mil

Portugal vai receber apenas 200 mil das 600 mil vacinas da Janssen previstas para agosto, anunciou o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, que diz esperar ter 70% da população com vacinação completa …