/

Lula em Portugal: “Vim aprender com António Costa”

8

Manuel de Almeida/EPA

Lula da Silva com António Costa

Presença do presidente eleito do Brasil originou concentração de brasileiros, adversários políticos. Polícia teve de intervir.

Como já tinha sido anunciado, Lula da Silva veio a Portugal para se reunir com Marcelo Rebelo de Sousa e, depois, com António Costa.

Como a Globo indica, Lula foi recebido e tratado como chefe de estado do Brasil – embora ainda não tenha tomado posse como sucessor de Jair Bolsonaro.

Lisboa tem 45 mil eleitores brasileiros e dezenas deles apareceram em frente ao Palácio de Belém; uns apoiantes de Lula, outros apoiantes de Bolsonaro.

Entre insultos e críticas, de um lado e do outro, e com poucos metros a separar os dois grupos, a Polícia de Segurança Pública (com contingente reforçado) teve de intervir para não haver confrontos físicos.

Lula admitiu que não veio a Portugal apenas por causa do reencontro diplomático entre Portugal e Brasil. Veio aprender com António Costa.

Vim aprender com o primeiro-ministro, porque eles inventaram uma tal de gerigonça que ganhou as eleições. E António Costa conseguiu consertar a economia portuguesa. Vim para ver se conseguimos fazer o mesmo no Brasil e dar certo”, explicou.

Recorde-se que o Partido dos Trabalhadores, de Lula, não terá maioria absoluta no parlamento.

Com Bolsonaro como presidente, “ninguém queria visitar o Brasil, havia um sentimento anti-Brasil“, queixou-se Lula.

Agora as suas prioridades são recuperar o país: “Vou aumentar o salário mínimo, vou gerar emprego, vou voltar ao sistema financeiro de quando eu fui eleito e vou aplicar a responsabilidade fiscal que aprendi com a minha mãe”.

Em relação a medidas fiscais, o político brasileiro deixou uma garantia: “Às vezes fico chateado quando vejo perguntas sobre ‘qual é a política fiscal’. Eu tenho dito que ninguém tem autoridade para falar em política fiscal comigo, porque durante todo o meu período de governo eu fui o único país do G20 que fez ‘superavit’ primário durante todo os oito anos do meu mandato”.

O futuro presidente assegurou ainda que vai “cuidar do ambiente e da Amazónia“. E lembrou: “Não temos dois planetas Terras, temos um único. Vamos cuidá-lo com muita responsabilidade”.

António Costa disse que Portugal “tinha muitas saudades” do Brasil: “Há muito tempo que não estávamos juntos. E eu, pessoalmente, tinha muitas saudades do presidente Lula”.

“Há que recuperar o tempo que perdemos, o tempo em que estivemos afastados e temos muito a fazer em conjunto”, comentou o primeiro-ministro de Portugal.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

8 Comments

  1. Lula em Portugal: “Vim aprender com António Costa”

    Frase do ano… Um ladrão vem a Portugal dizer que veio aprender com o Costa…
    Bem, já todos sabíamos que antes tinha aprendido com o 44…

  2. O Maior Ladrão do erário público, condenado em 3 instâncias, preso.
    Libertado por um STF, que está às suas ordens, para ser candidato a PR através de um processo eleitoral feito”à medida” com resultados oficiais “a seu favor”, descaradamente falseado e escancarado no portal do STE (evidenciando quase todas as falhas).
    Vergonhoso desempenho do TSE, do STF e de um “ex-presidiário” com perpectivas de representa a Nação Brasileira para vergonha da grande maioria do seu Pôvo!
    Os nosso supremos representantes, ao receber com essas honras um Ladrão ex-presidiário demonstram o que valem. Vergonhaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    É por ser o Maior Ladrão do Mundo ou por um dos seus filhos ter vendido a Oi à PT, poucos meses depois de a ter comprado? Lembram do famoso negócio?

  3. Este veio para aprender? O Costa sabe mais que este ex-presidiário? É tudo farinha do mesmo saco. Quanto a ilusionismo são muito idênticos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.