Liga Europa: entre a sorte e o azar. Armada lusitana já conhece adversários

O Benfica vai defrontar o Shakhtar Donetsk, a equipa que lidera o futebol ucraniano actual, nos dezasseis-avo-de-final da Liga Europa. A equipa encarnada fica com um dos adversários mais fortes do sorteio que colocou os alemães do Bayer Leverkusen no caminho do FC Porto, os turcos do Istambul Besaksehir diante do Sporting e os escoceses do Rangers contra o Sporting de Braga.

O sorteio dos dezasseis-avo-de-final da Liga Europa realizou-se nesta segunda-feira de manhã, colocando o Shakhtar Donetsk que é treinado pelo português Luís Castro, no caminho do Benfica. A formação ucraniana também conta na estrutura com José Boto, antigo líder do departamento de scouting da Luz.

Tal como o Benfica, o Shakhtar chega aos dezasseis-avos da Liga Europa depois de ter sido terceiro classificado na Liga dos Campeões. É a equipa que lidera, actualmente, o futebol ucraniano sem ter grande concorrência.

A formação comandada por Bruno Lage joga a primeira-mão na Ucrânia, em 20 de Fevereiro de 2020, e a segunda no Estádio da Luz, no dia 27 do mesmo mês.

Já o FC Porto, vencedor do Grupo G da Liga Europa, vai defrontar a equipa alemã do Bayer Leverkusen, o actual sétimo classificado da Bundesliga. A formação orientada por Sérgio Conceição disputa o encontro da primeira-mão na Alemanha.

O Sporting, segundo classificado do Grupo D, vai defrontar o Istambul Besaksehir da Turquia, jogando a primeira-mão no Estádio José Alvalade.

O Rangers é o adversário do Sporting de Braga que está invicto há 13 jogos nas taças europeias. A equipa treinada por Ricardo Sá Pinto, que levou o Sporting às meias-finais da prova em 2011/2012, joga a primeira-mão na Escócia.

Nos restantes jogos dos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa, destaque para o confronto entre o Wolverhampton, onde jogam vários portugueses, contra o Espanyol. O Olympiakos de Pedro Martins, Podence e Semedo vai defrontar o Arsenal, enquanto o Eintracht Frankfurt de Gonçalo Paciência e de André Silva defronta o Salzburgo. A Roma de Paulo Fonseca discute a passagem aos “oitavos” com o Gent.

Os restantes jogos dos dezasseis-avos são Getafe-Ajax, Copenhaga-Celtic, APOEL-Basileia, Cluj-Sevilha, AZ Alkmaar-LASK Linz, Club Brugge-Manchester United, Ludogorets-Inter de Milão e Wolfsburgo-Malmo.

Zidane contra Guardiola (e Ronaldo e Mourinho com vida facilitada)

No sorteio para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Tottenham, do técnico português José Mourinho, foi sorteado com o Leipzig da Alemanha, enquanto a Juventus de Cristiano Ronaldo vai defrontar o Lyon.

Mas os grandes destaques desta ronda da prova são o embate entre o Real Madrid de Zidane, o clube recordista da Liga dos Campeões, com 13 troféus, e o Manchester City de Pep Guardiola, bem como o duelo entre Chelsea e Bayern Munique. Destaque ainda para o Barcelona-Nápoles e para o Borussia Dortmund-Paris Saint-Germain.

O Liverpool, detentor do troféu, vai defrontar o Atlético Madrid de João Félix. E o Valência, de Gonçalo Guedes, vai jogar contra o Atalanta que está, pela primeira vez, nesta fase da mais importante competição europeia de clubes.

Os encontros da primeira-mão estão agendados para os dias 18, 19, 25 e 26 de Fevereiro. Os embates da segunda-mão serão a 10, 11, 17 e 18 de Março.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.