A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

UEFA

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027.

Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o jornal desportivo espanhol Marca já vai adiantando algumas novidades.

Em vez das habituais 32 equipas, vão participar 36 clubes. A competição vai também ter 100 jogos e mistura eliminatórias e o formato de um campeonato. O objetivo é equilibrar a balança entre clubes “maiores” e clubes “pequenos”. Todas as federações estarão no início do caminho da Champions, realça o jornal O JOGO.

Inicialmente, cada equipa vai jogar dez encontros, cinco em casa e cinco fora, contra adversários de todo o tipo, tanto na qualidade das equipas como na localização. As equipas, por sua vez, serão divididas em grupos tendo em conta a classificação na liga do seu país e dos últimos desempenhos na Liga dos Campeões.

As equipas irão classificar-se do primeiro ao 36.º, subindo e baixando à medida que somam pontos nas dez jornadas.

As melhores equipas defrontarão outras duas equipas do seu nível, três do seguinte, outras três do penúltimo e ainda dois do grupo de equipas teoricamente mais fraco. O coeficiente vai decidir quais equipas estão em cada grupo.

As oito equipas que tiverem mais pontos avançam diretamente para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 16.º lugares jogam uma eliminatória com os classificados entre o 17.º e o 24.º postos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.