Líder supremo do Irão considera caricaturas da Charlie Hebdo um “pecado imperdoável”

3

Sajed.ir / Wikimedia Commons

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

O líder supremo do Irão, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei, disse esta terça-feira que a publicação de caricaturas do profeta Maomé na revista satírica francesa Charlie Hebdo é um “pecado imperdoável”.

A Charlie Hebdo republicou as caricaturas no passado dia 02 por ocasião do início do julgamento dos atentados ‘jihadistas’ de 2015 em França, noticiou a agência Lusa.

“O pecado imperdoável de uma revista francesa ao insultar o santo rosto do profeta revelou uma vez mais o ódio e a hostilidade das instituições políticas e culturais do mundo ocidental contra o islão e a comunidade muçulmana”, afirmou Khamenei numa mensagem divulgada na Internet.

Para assinalar o início do julgamento dos cúmplices dos irmãos Kouachi, que mataram 12 pessoas no ataque ao Charlie Hebdo, a revista lançou um número especial, cuja capa tem as caricaturas de Maomé publicadas pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten em 2005 e também uma caricatura feita por Cabu, morto no atentado de 07 de janeiro de 2015.

Os ‘cartoons’ eram acompanhados pela pergunta: “Tudo isto por isto?”.

O líder supremo considerou ainda “completamente errado e demagógico” o facto de alguns políticos franceses utilizarem “a desculpa da liberdade de expressão para não condenarem este grande crime”. Segundo Khamenei, “a causa de tais movimentos hostis deve-se às profundas políticas anti-islâmicas dos sionistas e de governos arrogantes”.

As representações do profeta são consideradas uma blasfémia pelo islão. No passado, o Irão adotou uma postura muito radical contra o que considerou uma ofensa ao islão.

O primeiro líder supremo da República Islâmica, o ayatollah Khomeini, emitiu em 1989 uma ‘fatwa’ ordenando aos muçulmanos para matarem o escritor Salman Rushie, alegando que o seu livro “Os Versículos Satânicos” continha blasfémias contra Maomé.

// Lusa

3 Comments

  1. A religião da paz e tolerância. O santo profeta, responsável por inúmeros massacres, guerras, escravatura, torturas e pedofilia, casando com uma menina de 6 anos e desflorando-a aos 9. Haja sensatez

  2. E Eu, considero estes Fanáticos e todos os Fanatismos assassinos, aberrações que devem ser eliminadas !….na Europa a tolerância da Religião Islâmica é consensual, en contrapartida no Irão, onde são perseguidos, assassinados, presos quaisquer pessoas que se identificam como Cristãs…

  3. Sendo Maomé provavelmente o maior bandido que já pisou este mundo, percebe-se porque os maometanos não querem que se fale nele… Quando menos se souber melhor, é a regra de ouro. A ideologia islâmica deveria era ser banida em todo o mundo civilizado. O dito “profeta” mascarou essa ideologia de religião permitindo que seja tolerada como tal, mas uma ideologia totalitária e que doutrina a submissão dos demais pela morte se necessário, não tem lugar na nossa civilização. Se se proíbem outros movimentos e ideologias totalitárias, não deveria ser diferente com o islamismo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.