Líder supremo do Irão considera caricaturas da Charlie Hebdo um “pecado imperdoável”

Sajed.ir / Wikimedia

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

O líder supremo do Irão, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei, disse esta terça-feira que a publicação de caricaturas do profeta Maomé na revista satírica francesa Charlie Hebdo é um “pecado imperdoável”.

A Charlie Hebdo republicou as caricaturas no passado dia 02 por ocasião do início do julgamento dos atentados ‘jihadistas’ de 2015 em França, noticiou a agência Lusa.

“O pecado imperdoável de uma revista francesa ao insultar o santo rosto do profeta revelou uma vez mais o ódio e a hostilidade das instituições políticas e culturais do mundo ocidental contra o islão e a comunidade muçulmana”, afirmou Khamenei numa mensagem divulgada na Internet.

Para assinalar o início do julgamento dos cúmplices dos irmãos Kouachi, que mataram 12 pessoas no ataque ao Charlie Hebdo, a revista lançou um número especial, cuja capa tem as caricaturas de Maomé publicadas pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten em 2005 e também uma caricatura feita por Cabu, morto no atentado de 07 de janeiro de 2015.

Os ‘cartoons’ eram acompanhados pela pergunta: “Tudo isto por isto?”.

O líder supremo considerou ainda “completamente errado e demagógico” o facto de alguns políticos franceses utilizarem “a desculpa da liberdade de expressão para não condenarem este grande crime”. Segundo Khamenei, “a causa de tais movimentos hostis deve-se às profundas políticas anti-islâmicas dos sionistas e de governos arrogantes”.

As representações do profeta são consideradas uma blasfémia pelo islão. No passado, o Irão adotou uma postura muito radical contra o que considerou uma ofensa ao islão.

O primeiro líder supremo da República Islâmica, o ayatollah Khomeini, emitiu em 1989 uma ‘fatwa’ ordenando aos muçulmanos para matarem o escritor Salman Rushie, alegando que o seu livro “Os Versículos Satânicos” continha blasfémias contra Maomé.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A religião da paz e tolerância. O santo profeta, responsável por inúmeros massacres, guerras, escravatura, torturas e pedofilia, casando com uma menina de 6 anos e desflorando-a aos 9. Haja sensatez

  2. E Eu, considero estes Fanáticos e todos os Fanatismos assassinos, aberrações que devem ser eliminadas !….na Europa a tolerância da Religião Islâmica é consensual, en contrapartida no Irão, onde são perseguidos, assassinados, presos quaisquer pessoas que se identificam como Cristãs…

  3. Sendo Maomé provavelmente o maior bandido que já pisou este mundo, percebe-se porque os maometanos não querem que se fale nele… Quando menos se souber melhor, é a regra de ouro. A ideologia islâmica deveria era ser banida em todo o mundo civilizado. O dito “profeta” mascarou essa ideologia de religião permitindo que seja tolerada como tal, mas uma ideologia totalitária e que doutrina a submissão dos demais pela morte se necessário, não tem lugar na nossa civilização. Se se proíbem outros movimentos e ideologias totalitárias, não deveria ser diferente com o islamismo.

RESPONDER

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …