Líder da greve dos combustíveis vai trabalhar para mais de dez sindicatos

António Pedro Santos / Lusa

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques,

Pedro Pardal Henriques, vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e advogado, está à beira de começar apoiar mais de uma dezena de sindicatos que pediram ajuda para as suas lutas laborais.

A confirmação é avançada pela TSF. Pardal Henriques diz que o seu escritório de advogados tem sido muito contactado desde os resultados alcançados com a greve dos motoristas que paralisou a distribuição de combustíveis e obrigou Governo e empresas a negociarem e cederem às reivindicações dos trabalhadores.

O segundo sindicato que vai contar com Pedro Pardal Henriques é o novo Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP) que está prestes a ser criado, com o advogado a explicar que ainda não é certo se também será vice-presidente ou ficará somente com o estatuto de seu representante. De qualquer forma, a relação será “muito semelhante” à que tem com os motoristas.

O novo sindicato da área da segurança privada nasceu de um grupo online que reúne 19 mil pessoas do setor numa área com muito mais profissionais do que os motoristas de matérias perigosas. Pardal Henriques explica que entrar ou não nos órgãos sociais deste ou de outros sindicatos com que se prepara para trabalhar não é relevante pois tanto faz ser vice-presidente ou representante jurídico em tribunal e fora deste para reivindicar os direitos dos profissionais destas áreas.

Sobre o facto de ser membro e dirigente de um sindicato não tendo essas profissões o advogado explica que isso não é um problema legal, pois tudo depende dos respetivos estatutos. Além disso, a entrada nos órgãos sociais será sempre transitória numa fase inicial para ajudar à implantação dos novos sindicatos, garante, pois nem sempre os trabalhadores têm a disponibilidade necessária.

Pedro Pardal Henriques conta que ao todo “são mais de uma dezena de sindicatos que nos pediram ajuda e com quem muito possivelmente vamos iniciar um trabalho de apoio”.

Por agora, o advogado detalha que alguns são novos sindicatos, à beira de serem formados com trabalhadores descontentes com a representação que têm, enquanto outros são sindicatos independentes já estabelecidos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …