Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Mueller / MSC / Wikimedia

Markus Söder, presidente do estado alemão da Baviera

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder.

O líder da CSU, Markus Soder, declarou que disputará a corrida com o líder do partido conservador CDU, Armin Laschet, para se apresentar como candidato da coligação de poder às eleições legislativas de setembro.

“Se a CDU estiver pronta para me apoiar, eu estarei pronto. Se a CDU não quiser, o trabalho conjunto continuará, sem ressentimentos”, disse o político bávaro, numa reunião à porta fechada com líderes parlamentares da coligação de poder na Alemanha, que junta a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU).

Laschet já tinha apresentado a sua candidatura a sucessor de Angela Merkel (CDU) no Governo, e, embora os democratas-cristãos tenham prometido resolver esta questão até final de maio, a corrida a candidato da coligação ao posto de chanceler alemão pode agora ser acelerada.

“Todos temos interesse numa decisão rápida”, tinha dito o líder do grupo parlamentar da coligação CDU/CSU, Ralph Brinkhaus, pouco antes do início da reunião estratégica que decorre em Berlim.

Ao seu lado, o vice-presidente do grupo parlamentar, Alexander Dobrindt, disse esperar que os partidos decidam esta questão “dentro de duas semanas”, alegando que o clima político na CDU não é compatível com uma prolongada indecisão.

O objetivo da coligação conservadora é acelerar o processo de escolha política, considerando que o fim de mandato de Angela Merkel, após 16 anos no poder, está a criar instabilidade e que uma longa incerteza sobre o futuro do partido pode prejudicar as aspirações a uma vitória nas eleições legislativas, marcadas para 26 de setembro.

Por outro lado, para além da gestão errática da pandemia de covid-19 e dos maus resultados em duas eleições regionais, a coligação conservadora tem sido atingida por escândalos que estão a provocar dano na imagem do Governo.

As recentes sondagens indicam que a coligação CDU/CSU apenas consegue entre 26% e 28,5% das intenções de voto, quase 10 pontos abaixo das indicações de fevereiro, permitindo a aproximação dos Verdes, que já sonham em conseguir uma vitória eleitoral.

A reunião é uma “espécie de exame de candidaturas”, na expressão usada num artigo do jornal diário Suddeutsche Zeitung, que acrescenta que o encontro servirá para os dois candidatos apresentarem a sua visão para o futuro da Alemanha.

Markus Soder, de 50 anos, que dirige a CSU, tem as sondagens a seu favor, quando comparado com Armin Laschet, de 60 anos, mas, tradicionalmente, cabe à CDU apresentar o candidato da coligação, sendo o partido social-cristão um movimento regional da Baviera.

Armin Laschet, que apenas recentemente foi eleito para a liderança da CDU, também sofreu vários contratempos, tendo sido muito criticado pela forma como se tem posicionado perante a estratégia de combate contra a pandemia.

O líder regional da Renânia defendeu uma estratégia mais moderada de luta contra o novo coronavírus, ao ponto de ter entrado em conflito com a liderança de Angela Merkel. Embora Laschet seja considerado o herdeiro natural de Angela Merkel, na verdade tem tido dificuldade em conseguir conciliar a necessidade do partido de harmonizar os sentimentos de continuidade e de renovação.

Numa entrevista ao jornal Bild, publicada este domingo, Laschet tentou revelar ser capaz desse equilíbrio, lembrando que, por um lado, esteve ao lado de Merkel em questões políticas essenciais, como a da receção aos refugiados, mas, por outro lado, defendeu a inauguração de uma “nova era”, promovendo a transição digital e o combate à burocracia.

“Um candidato CDU-CSU não terá sucesso sem o apoio de Angela Merkel”, defende Markus Soder, tentando tirar proveito de divergências internas entre os democratas-cristãos, cujo partido parece com pressa em esclarecer a escolha para as eleições legislativas.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …