/

Libertar o rapper A$AP Rocky acusado de agressão. É a nova batalha de Trump

1

@asaprocky / Instagram

A$AP Rocky

O polémico rapper A$AP Rocky foi detido na Suécia, depois de uma briga de rua, estando acusado de agressão. Donald Trump e figuras do Partido Democrata aliam-se na “batalha” pela sua libertação, apesar dos antecedentes criminais do artista por violência e tráfico de droga.

Rakim Mayers, conhecido artisticamente como A$AP Rocky, foi acusado pela justiça sueca de agressão com ofensa à integridade física e está detido, enquanto aguarda o julgamento que se vai realizar na próxima semana.

O rapper é suspeito de ter agredido uma pessoa com garrafas partidas e com a ajuda dos seus guarda-costas. Ele alega que estava só a defender-se, depois de ter sido provocado e perseguido por dois jovens na rua.

A$AP Rocky publicou vários vídeos no seu perfil do Instagram com o intuito de comprovar a sua tese, mas o Ministério Público sueco tem outra versão dos factos, alegando que há vídeos que incriminam o rapper, além do depoimento de testemunhas oculares.

Para lá dos factos, e apesar de o rapper nova-iorquino de 30 anos ter antecedentes penais por violência e tráfico de drogas, a Casa Branca está a mover cordelinhos para interceder pela libertação de A$AP Rocky.

Este dado estará ligado ao facto de o artista ser amigo do rapper Kanye West que é próximo de Donald Trump. Por outro lado, a mulher de Kanye West, Kim Kardashian, mantém boas relações com Melania Trump, a esposa do presidente dos EUA, e também com Jared Kushner, o genro e assessor de Trump.

Esta teia de ligações terá colocado a Casa Branca em marcha na tentativa de libertar o rapper. O próprio Trump falou publicamente do caso, revelando que solicitou ao primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, que interceda pela libertação.

Numa publicação no Twitter, Trump escreve que pediu ao “muito talentoso primeiro-ministro da Suécia” para “ver o que pode fazer” no caso. Noutra publicação, o presidente dos EUA refere que terá contactado directamente Löfven, oferecendo-se para “pagar pessoalmente a fiança” do rapper.

Ora, Trump não devia saber que A$AP Rocky está preso sem fiança por haver risco de fuga. Além de ser bastante inusitado que um presidente dos EUA se ofereça para pagar a fiança de uma pessoa suspeita de agressões.

Por outro lado, na Suécia, há “separação de poderes”, como lembrou a Trump o porta-voz de Löfven, salientando que o primeiro-ministro não interfere em decisões judiciais.

O Departamento de Estado dos EUA enviou, entretanto, diplomatas à prisão para visitarem A$AP.

Trump veio reforçar a sua posição pedindo à Suécia para “dar a liberdade a A$AP Rocky”. “Fazemos tanto pela Suécia e do outro lado não parece funcionar da mesma forma”, escreve ainda, recomendando à Suécia para “se focar no seu problema real de crime”.

Esta intervenção da diplomacia norte-americana é considerada sem precedentes, tomando em conta o caso de outros norte-americanos detidos noutros países. Um desses exemplos é o de Paul Whelan que está detido na Rússia desde Dezembro de 2018, acusado de espionagem, e que não terá motivado qualquer intervenção da Casa Branca.

Por outro lado, o rapper tem um historial de detenções em Nova Iorque, devido a casos de violência na rua, e já foi condenado por tráfico de droga. Além disso, A$AP Rocky tem canções com letras como “rebelde serei um dia, a caminho de disparar a minha arma”, bem como outras de cariz sexual onde usa linguagem ofensiva sobre as mulheres.

Apesar disso, várias figuras do Partido Democrata aliaram-se a Trump na defesa de A$AP Rocky. O congressista democrata por Nova Iorque, Adriano Espaillat, chega a acusar a polícia sueca de “usar tácticas do KGB” contra o rapper.

Para o democrata Hakeem Jeffries trata-se de uma detenção “escandalosa”, enquanto o ex-embaixador dos EUA na Suécia, Mark Brzezinski, nomeado por Barack Obama, fala de “um caso de racismo”.

A justiça sueca vai julgar A$AP Rocky no próximo dia 30 de Julho. O rapper arrisca uma pena de prisão que pode ir até aos dois anos.

SV, ZAP //

1 Comment

  1. “Fazemos tanto pela Suécia e do outro lado não parece funcionar da mesma forma”
    Tens razão Donald. Agora é a Suécia. Aliás, o mundo inteiro é cheio de ingratidão. Ninguém reconhece como tens sido mais bondoso que a madre Teresa de Calcutá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.