Leuk, um pastor-belga, morreu em combate no Mali. Agora, foi condecorado com uma medalha

Um cão das forças especiais francesas foi condecorado postumamente com o máximo reconhecimento de uma organização britânica pela sua valentia.

Leuk, um cão das forças especiais francesas, foi condecorado postumamente com o máximo reconhecimento de uma organização britânica pela sua valentia. O animal salvou vidas vidas ao encurralar insurgentes durante uma operação antiterrorista no Mali.

O pastor-belga-malinês de cinco anos, conhecido como “Leuk, o sortudo”, serviu no prestigioso comando Kieffer da Marinha Francesa e foi morto em maio de 2019 por um insurgente no Mali.

Segundo Jan McLoughlin, diretor da associação veterinária britânica PDSA, que a cada ano homenageia um animal pela sua coragem, foi precisamente no Mali, onde faleceu, “que as suas ações salvaram a vida da sua unidade em múltiplas ocasiões”.

Leuk é o primeiro cão das Forças Armadas francesas a receber este prémio, a medalha Dickin, considerada o equivalente para os animais da Cruz da Vitória, a mais alta condecoração militar dos exércitos britânico e da Commonwealth.

Nascido em 2013 e após dois anos de treino, Leuk começou a ser usado para detetar explosivos. Mas o cão destacou-se especialmente durante uma missão no Mali, em abril de 2019.

Numa área de densa vegetação, quando todas as outras opções se esgotaram, Leuk foi usado para expulsar dois insurgentes entrincheirados com armas automáticas.

“Ele correu por entre as chamas e as balas, atacando sem descanso durante sete minutos, permitindo que a sua equipa se aproximasse e neutralizasse a ameaça com segurança”, descreve a associação. Também criou uma distração ao atacar um insurgente.

Leuk foi morto em combate um mês depois, pelas mãos de um extremista. Os seus restos mortais foram repatriados cobertos com a bandeira francesa e recebidos por uma guarda de honra.

Criada pela fundadora do PDSA, Maria Dickin, em 1943, a medalha Dickin reconhece animais que exibem extraordinária bravura e devoção durante um conflito militar.

// AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …