Lenda do futebol turco é motorista da Uber nos EUA após ser perseguido por Erdogan

(dr)

Um dos jogadores mais históricos e famosos do futebol turco, Hakan Sukur, é agora motorista da Uber nos Estados Unidos, após ter fugido da Turquia por alegadamente ser perseguido pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.

Depois de pendurar as botas em 2008, Hakan Sukur aventurou-se na vida política em 2011, pelo partido AKP, de Erdogan. Segundo o jornal O JOGO, após vários escândalos de corrupção, muitos deles relacionados com futebol, o ex-jogador acabou por deixar o partir, alegando ter sofrido represálias por isso.

Começaram logo as hostilidades. A loja da minha esposa foi apedrejada, os meus filhos foram assediados e o meu pai preso”, recordou em declarações ao jornal alemão “Welt amm Sontag”.

“Não tenho mais nada em nenhum lugar do mundo. Erdogan apoderou-se de tudo o que era meu: o direito à liberdade, o direito de me explicar, de me expressar, o direito ao trabalho”, acrescentou.

Hakan Sukur é um dos melhores jogadores turcos de sempre, contando com 381 golos em 836 jogos oficiais durante toda a sua carreira. O antigo internacional turco é autor do golo mais rápido em Mundiais, tendo precisado de apenas 10,89 segundos para marcar à Coreia do Sul, em 2002, em jogo do 3º/4º lugar.

Considerado uma lenda viva no Galatasaray, onde jogou durante a maior parte da sua carreira, Sukur passou ainda pelo futebol italiano e inglês, jogando no Torino, Inter, Parma e Blackburn.

Agora, aos 48 anos, vivem em Washington e, para além de motorista da Uber, também vende livros.

“Regresse à democracia, à justiça e aos direitos humanos. Seja alguém que se preocupa com os problemas dos indivíduos. Torne-se no presidente que a Turquia precisa“, apelou o antigo jogador.

Ainda em 2016, a Turquia emitiu um mandato de captura contra Hakan Sukur por envolvimento no golpe de Estado no seu país. Na altura, foi acusado pelas autoridades judiciais da província de Sakarya, a leste de Istambul, de estar envolvido na organização liderada por Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, e apontado por Ancara como o organizador da intentona militar.

O antigo jogador de futebol foi acusado de ser “membro de um grupo terrorista armado”, a Organização Terrorista Fethullah FETO, tal como é designado pelo governo de Ancara o organismo supostamente liderado por Fethullah Gulen. Também que foi emitido uma outra ordem de prisão que visou o pai de Hakan, Selmet Sukur.

Contudo, as acusações não passaram de um equívoco e foram retiradas mais tarde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …