Lenda do futebol turco é motorista da Uber nos EUA após ser perseguido por Erdogan

(dr)

Um dos jogadores mais históricos e famosos do futebol turco, Hakan Sukur, é agora motorista da Uber nos Estados Unidos, após ter fugido da Turquia por alegadamente ser perseguido pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.

Depois de pendurar as botas em 2008, Hakan Sukur aventurou-se na vida política em 2011, pelo partido AKP, de Erdogan. Segundo o jornal O JOGO, após vários escândalos de corrupção, muitos deles relacionados com futebol, o ex-jogador acabou por deixar o partir, alegando ter sofrido represálias por isso.

Começaram logo as hostilidades. A loja da minha esposa foi apedrejada, os meus filhos foram assediados e o meu pai preso”, recordou em declarações ao jornal alemão “Welt amm Sontag”.

“Não tenho mais nada em nenhum lugar do mundo. Erdogan apoderou-se de tudo o que era meu: o direito à liberdade, o direito de me explicar, de me expressar, o direito ao trabalho”, acrescentou.

Hakan Sukur é um dos melhores jogadores turcos de sempre, contando com 381 golos em 836 jogos oficiais durante toda a sua carreira. O antigo internacional turco é autor do golo mais rápido em Mundiais, tendo precisado de apenas 10,89 segundos para marcar à Coreia do Sul, em 2002, em jogo do 3º/4º lugar.

Considerado uma lenda viva no Galatasaray, onde jogou durante a maior parte da sua carreira, Sukur passou ainda pelo futebol italiano e inglês, jogando no Torino, Inter, Parma e Blackburn.

Agora, aos 48 anos, vivem em Washington e, para além de motorista da Uber, também vende livros.

“Regresse à democracia, à justiça e aos direitos humanos. Seja alguém que se preocupa com os problemas dos indivíduos. Torne-se no presidente que a Turquia precisa“, apelou o antigo jogador.

Ainda em 2016, a Turquia emitiu um mandato de captura contra Hakan Sukur por envolvimento no golpe de Estado no seu país. Na altura, foi acusado pelas autoridades judiciais da província de Sakarya, a leste de Istambul, de estar envolvido na organização liderada por Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, e apontado por Ancara como o organizador da intentona militar.

O antigo jogador de futebol foi acusado de ser “membro de um grupo terrorista armado”, a Organização Terrorista Fethullah FETO, tal como é designado pelo governo de Ancara o organismo supostamente liderado por Fethullah Gulen. Também que foi emitido uma outra ordem de prisão que visou o pai de Hakan, Selmet Sukur.

Contudo, as acusações não passaram de um equívoco e foram retiradas mais tarde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …