Lenda do futebol turco é motorista da Uber nos EUA após ser perseguido por Erdogan

(dr)

Um dos jogadores mais históricos e famosos do futebol turco, Hakan Sukur, é agora motorista da Uber nos Estados Unidos, após ter fugido da Turquia por alegadamente ser perseguido pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.

Depois de pendurar as botas em 2008, Hakan Sukur aventurou-se na vida política em 2011, pelo partido AKP, de Erdogan. Segundo o jornal O JOGO, após vários escândalos de corrupção, muitos deles relacionados com futebol, o ex-jogador acabou por deixar o partir, alegando ter sofrido represálias por isso.

Começaram logo as hostilidades. A loja da minha esposa foi apedrejada, os meus filhos foram assediados e o meu pai preso”, recordou em declarações ao jornal alemão “Welt amm Sontag”.

“Não tenho mais nada em nenhum lugar do mundo. Erdogan apoderou-se de tudo o que era meu: o direito à liberdade, o direito de me explicar, de me expressar, o direito ao trabalho”, acrescentou.

Hakan Sukur é um dos melhores jogadores turcos de sempre, contando com 381 golos em 836 jogos oficiais durante toda a sua carreira. O antigo internacional turco é autor do golo mais rápido em Mundiais, tendo precisado de apenas 10,89 segundos para marcar à Coreia do Sul, em 2002, em jogo do 3º/4º lugar.

Considerado uma lenda viva no Galatasaray, onde jogou durante a maior parte da sua carreira, Sukur passou ainda pelo futebol italiano e inglês, jogando no Torino, Inter, Parma e Blackburn.

Agora, aos 48 anos, vivem em Washington e, para além de motorista da Uber, também vende livros.

“Regresse à democracia, à justiça e aos direitos humanos. Seja alguém que se preocupa com os problemas dos indivíduos. Torne-se no presidente que a Turquia precisa“, apelou o antigo jogador.

Ainda em 2016, a Turquia emitiu um mandato de captura contra Hakan Sukur por envolvimento no golpe de Estado no seu país. Na altura, foi acusado pelas autoridades judiciais da província de Sakarya, a leste de Istambul, de estar envolvido na organização liderada por Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, e apontado por Ancara como o organizador da intentona militar.

O antigo jogador de futebol foi acusado de ser “membro de um grupo terrorista armado”, a Organização Terrorista Fethullah FETO, tal como é designado pelo governo de Ancara o organismo supostamente liderado por Fethullah Gulen. Também que foi emitido uma outra ordem de prisão que visou o pai de Hakan, Selmet Sukur.

Contudo, as acusações não passaram de um equívoco e foram retiradas mais tarde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …