Lenda do futebol turco é motorista da Uber nos EUA após ser perseguido por Erdogan

(dr)

Um dos jogadores mais históricos e famosos do futebol turco, Hakan Sukur, é agora motorista da Uber nos Estados Unidos, após ter fugido da Turquia por alegadamente ser perseguido pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.

Depois de pendurar as botas em 2008, Hakan Sukur aventurou-se na vida política em 2011, pelo partido AKP, de Erdogan. Segundo o jornal O JOGO, após vários escândalos de corrupção, muitos deles relacionados com futebol, o ex-jogador acabou por deixar o partir, alegando ter sofrido represálias por isso.

Começaram logo as hostilidades. A loja da minha esposa foi apedrejada, os meus filhos foram assediados e o meu pai preso”, recordou em declarações ao jornal alemão “Welt amm Sontag”.

“Não tenho mais nada em nenhum lugar do mundo. Erdogan apoderou-se de tudo o que era meu: o direito à liberdade, o direito de me explicar, de me expressar, o direito ao trabalho”, acrescentou.

Hakan Sukur é um dos melhores jogadores turcos de sempre, contando com 381 golos em 836 jogos oficiais durante toda a sua carreira. O antigo internacional turco é autor do golo mais rápido em Mundiais, tendo precisado de apenas 10,89 segundos para marcar à Coreia do Sul, em 2002, em jogo do 3º/4º lugar.

Considerado uma lenda viva no Galatasaray, onde jogou durante a maior parte da sua carreira, Sukur passou ainda pelo futebol italiano e inglês, jogando no Torino, Inter, Parma e Blackburn.

Agora, aos 48 anos, vivem em Washington e, para além de motorista da Uber, também vende livros.

“Regresse à democracia, à justiça e aos direitos humanos. Seja alguém que se preocupa com os problemas dos indivíduos. Torne-se no presidente que a Turquia precisa“, apelou o antigo jogador.

Ainda em 2016, a Turquia emitiu um mandato de captura contra Hakan Sukur por envolvimento no golpe de Estado no seu país. Na altura, foi acusado pelas autoridades judiciais da província de Sakarya, a leste de Istambul, de estar envolvido na organização liderada por Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, e apontado por Ancara como o organizador da intentona militar.

O antigo jogador de futebol foi acusado de ser “membro de um grupo terrorista armado”, a Organização Terrorista Fethullah FETO, tal como é designado pelo governo de Ancara o organismo supostamente liderado por Fethullah Gulen. Também que foi emitido uma outra ordem de prisão que visou o pai de Hakan, Selmet Sukur.

Contudo, as acusações não passaram de um equívoco e foram retiradas mais tarde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …