O leite materno contém um composto único que protege os bebés das bactérias nocivas

Uma equipa de investigadores identificou um composto no leite materno que combate o crescimento de bactérias causadores de infeção em bebés.

Cientistas da National Jewish Health e da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, identificaram um composto no leite materno humano que combate infeções por bactérias nocivas, permitindo que as bactérias benéficas prosperem.

O composto é o monolaurato de glicerol (GML). O leite materno humano tem mais de 200 vezes a quantidade de glicerol monolaurato do que o leite de vaca. A fórmula infantil dada a recém-nascidos não o possui, de acordo com o artigo científico, recentemente publicado no Scientific Reports.

Juntamente com o combate a bactérias nocivas, o GML promove o crescimento de bactérias benéficas. “As nossas descobertas demonstram que altos níveis de GML são únicos no leite materno humano e inibem fortemente o crescimento de bactérias patogénicas”, resumiu Donald Leung, professor de pediatria da National Jewish Health, em Denver, num comunicado enviado à imprensa.

A investigação descobriu que o leite materno humano inibe o crescimento das bactérias nocivas Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis e Clostridium perfringens, enquanto que nem o leite de vaca nem a fórmula infantil tiveram efeito sobre estas bactérias.

Além disso, o leite materno não inibiu o crescimento das bactérias benéficas Enterococcus faecilis. De acordo com o portal WebMD, os bebés amamentados apresentaram altos níveis de bifidobactérias benéficas, lactobacilos e bactérias enterocócicas.

Quando removeram o GML do leite materno, os cientistas notaram que o leite deixou de estar protegido contra o S. aureus. Em sentido inverso, quando adicionaram GML ao leite de vaca, este composto ajudou a proteger contra bactérias nocivas.

“Embora os antibióticos consigam combater infeções bacterianas em bebés, eles matam as bactérias benéficas juntamente com as patogénicas“, explicou o primeiro autor do estudo, Patrick Schlievert, professor de microbiologia e imunologia na Universidade de Iowa.

“O GML é muito mais seletivo, combatendo apenas as bactérias patogénicas e, ao mesmo tempo, permitindo que espécies benéficas prosperem. Acreditamos que o GML é uma grande promessa como um potencial aditivo ao leite de vaca e à fórmula infantil”, acrescentou Schlievert.

O mais recente estudo descobriu ainda que o GML inibe a inflamação nas células epiteliais, que revestem o intestino e outras superfícies mucosas. A inflamação pode danificar as células epiteliais e contribuir para o aumento do risco de infeções bacterianas e virais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Assim se confirma, mais uma vez, que o óleo de côco é o mais semelhante que existe na Natureza com o leite materno. Quando cai no estômago, ácido laurico transforma-se em MONOLAURINA ( = monolaurato de glicerol) e mata bactérias,vírus e parasitas nocivos.
    Quem diz que o óleo de côco é prejudicial é alguém que não quer o bem da Humanidade!

    • Hahahaaaa….
      Já não me lembrava dos “milagres” do óleo de côco desde que andou por aí aquele charlatão brasileiro (Liar Ribeiro) a vender a banha do cobra em forma de livros, palestras, etc, etc!…
      A melhor foi ele dizer que o óleo de coco serve tratar o HIV e até como protector solar!!
      Mas, a notícia não refere óleo de côco em lado nenhum!…

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …