Leiloeira Christie’s multada em 4.200 euros por ter proposto venda de marfim

A leiloeira londrina Christie’s foi multada em mais 4.200 euros por ter  colocado à venda uma presa de elefante com uma armação em prata, anunciou a Scotland Yard.

O objeto em marfim foi proposto para venda a 28 de abril de 2015, por um valor entre 1.200 e 1.800 libras (1.600 e 2.400 euros), e não tinha a documentação regulamentar exigida.

A Christie’s declarou-se culpada de infração da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, indicou a polícia em comunicado.

Rowena Roberts, uma responsável britânica encarregada da proteção da fauna, declarou que a presa não deveria ter sido posta à venda sem os papéis necessários, sublinhando que as “leis foram criadas para proteger os elefantes”.

A Christie’s condena o massacre dos elefantes para o tráfico ilegal de marfim e não venderá nem marfim moderno, nem presas em bruto de qualquer época”, declarou num comunicado a leiloeira.

“Trata-se de um incidente isolado e estamos convencidos que a resposta honrada era aceitar a acusação”, adiantou.

O proprietário do lote foi acusado por ter proposto o objeto para venda.

Cerca de 30.000 elefantes são abatidos anualmente para lhes serem retiradas as presas. As mortes naturais e as atribuídas aos caçadores furtivos ultrapassam a taxa de reprodução da espécie.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.