Leão acabou com sonho da equipa sensação da Champions. Tudo começou em Vila do Conde

Ciro Fusco / EPA

O Napoli, que está perto de se sagrar campeão em Itália, tombou na Liga dos Campeões diante do AC Milan. Os milaneses bem podem agradecer a Rafael Leão.

O AC Milan chegou às meias-finais da Liga dos Campeões após eliminar o Napoli. A vitória por 1-0 na primeira mão foi fundamental para garantir a passagem à próxima eliminatória. Esta terça-feira, Napoli e Milan empataram a uma bola.

O português Rafael Leão desempenhou um importante papel. O extremo não só fez a assistência para o golo de Bennacer, na primeira volta, como voltou a repetir o feito no segundo jogo em Nápoles. O trabalho de Leão foi mais do que meio golo na partida de ontem, com Olivier Giroud a precisar apenas de encostar.

Não admira que Rafael Leão tenha sido eleito o melhor em campo no Estádio Diego Armando Maradona. E também não admira que tenha sido considerado o melhor jogador da Serie A na temporada passada.

O Napoli estava a ser a equipa sensação nesta edição da Liga dos Campeões. Os italianos saíram do Grupo A em primeiro lugar, à frente do Liverpool, deixando para trás Ajax e Rangers. Depois disso, eliminaram o Eintracht Frankfurt nos oitavos de final, num resultado agregado de 5-0.

Além disso, os napolitanos têm sido exímios na liga. A equipa caminha para o título, levando 14 pontos de vantagem para a Lazio, que ocupa o segundo lugar. Faltam apenas oito jornadas para o fim do campeonato.

Como tal, a vitória na Champions do Milan, que é quarto classificando na Serie A, tem um significado ainda maior. Um percurso europeu surpreendente que, segundo o treinador milanês Stefano Pioli, começou em Vila do Conde.

“Lembro-me muito bem do Rio Ave, foi aí que tudo isto começou. Treino uma equipa com um coração gigantesco. A vantagem de 1-0 da primeira mão foi fundamental para a nossa abordagem ao jogo. Demos a bola ao Nápoles e foi um jogo de sacrifício coletivo. Foi uma qualificação completamente merecida”, disse o treinador italiano.

Pioli referia-se à sua primeira eliminatória europeia com o Milan, frente ao Rio Ave, em 2020/2021, no playoff de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. O Milan sentiu sérias dificuldades em ultrapassar os vilacondenses. A qualificação só foi garantida nas grandes penalidades, após ter ficado 2-2 no tempo regulamentar.

Por sua vez, Luciano Spaletii relembrou a condição física da sua equipa, mas deu os parabéns ao adversário.

“Chegamos a este jogo com alguns jogadores que não se encontravam em perfeitas condições físicas. Poderíamos ter evitado conceder o golo quando o jogo estava em equilíbrio”, disse o técnico do Napoli. “Parabéns ao Milan e também aos meus jogadores. Tivemos uma grande Champions League. Chegamos a estes jogos um pouco desanimados e pagamos pela nossa inexperiência”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.