/

Lavar o nariz dos bebés? Sim, e logo no dia do parto

Técnica simples e que não deve doer. Não há limite de lavagens nasais durante o dia, esclarece o osteopata Gonçalo Trafaria.

A lavagem nasal, como outras lavagens, deve ser uma rotina para qualquer adulto. E nos bebés?

Mães e pais têm muitas vezes essa dúvida: devem lavar, por dentro, o nariz de um recém-nascido? Se sim, como e quantas vezes?

O fisioterapeuta e osteopata Gonçalo Trafaria responde no podcast da B. Braun Por Falar em Segurança: “A lavagem nasal pode ser realizada desde o primeiro dia de vida do bebé”.

Pode parecer duvidoso, mas a lavagem nasal pode ser feita logo no dia do parto…desde que seja feita com cuidado e que seja confortável para o recém-nascido (e para os pais).

O especialista sugere não realizar a lavagem sempre na mesma divisão da casa, abraçar a criança com uma toalha para maior segurança e – mais tarde – permitir que a criança imite a técnica nos seus brinquedos, facilitando uma relação mais natural com o procedimento.

E quantas vezes?Não há limite de lavagens nasais durante o dia”, esclarece Gonçalo. A quantidade de secreções é que define o número de vezes que se lava o nariz.

Além disso, o profissional deixa claro que a lavagem nasal “é uma técnica relativamente simples e que não deve doer”.

Com o Outono a acabar e o Inverno (e o frio) a estarem mais próximos, é natural que se pense mais vezes em lavar o nariz; mas não há uma época do ano específica para a lavagem.

Sim, no Inverno a lavagem nasal “torna-se urgente e primordial de realizar, mas depois existem outros momentos ao longo do ano em que a lavagem nasal é fundamental”.

Durante o Verão, por exemplo, os ares condicionados originam secura nasal e “pedem” lavagem.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.