Um ladrão trocou um valioso diamante por uma pedra falsa de vidro numa joalharia de luxo em Hong Kong, informou a polícia da antiga colónia britânica.
O diamante, avaliado em cerca de 1,7 milhões de dólares de Hong Kong, cerca de 196.735 euros, foi levado por um homem na casa dos 30, na sexta-feira, de uma loja do distrito de Central.
“A partir de imagens de vigilância, descobriu-se que um homem que se apresentou como cliente chegou à loja e escolheu um dos itens, suspeitando-se que tenha trocado, de seguida, o diamante verdadeiro por um falso”, referiu a polícia em comunicado.
O diamante falso foi detectado por um dos funcionários da joalharia que reportou o caso à polícia que, até ao momento, não efectuou qualquer detenção.
Os furtos em lojas em Hong Kong aumentaram mais de 15% no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo do ano passado, com 4.961 casos, segundo estatísticas da polícia.
Em janeiro, a polícia da antiga colónia britânica procurava uma menina entre 12 e 14 anos de idade por causa do furto de um colar de diamantes avaliado em mais de 36 milhões de dólares de Hong Kong (4,1 milhões de euros) de uma joalharia.
/Lusa