Labubu: uma boneca com ar maléfico mas bom coração acaba de conquistar o Mundo

Rebentou o fenómeno das monstruosas bonecas de peluche com dentes afiados e sorrisos maléficos. Quem as consegue comprar acumula milhões de visualizações online a mostrar as suas coleções, quem as vende cobra preços astronómicos pelas Labubu — que normalmente estão esgotadas.

As Labubus são pequenas bonecas semelhantes a monstros inspirados na mitologia nórdica, vendidos pelo retalhista chinês Pop Mart, que normalmente custam entre 20 e 30 dólares (cerca de 17 a 26 euros).

Labubu é uma rapariga. Normalmente as pessoas assumem que é um rapaz, mas os maiores fãs já vieram repor a verdade.

Segundo a Forbes, o brinquedo foi concebido pelo artista Kasing Lung, que vive em Hong Kong, mas nasceu nos Países Baixos. Inspirou-se na mitologia nórdica para desenhar as personagens, que se estrearam pela primeira vez num livro ilustrado “The Monsters Trilogy“, em 2015.

Lung fechou um acordo de licenciamento com o Pop Mart em 2019, através do qual os seus desenhos foram transformados em brinquedos colecionáveis.

Segundo a NBC news, Labubu é descrita como uma “criatura élfica”. De acordo com o Pop Mart, “apesar de um olhar travesso, tem bom coração e quer sempre ajudar, mas muitas vezes consegue acidentalmente o oposto”. Ela pode parecer pequena e assustadora, mas tem boas intenções.

Se vir uma criatura que se parece com Labubu, mas tem uma cauda com espinhos, não é ela. É Zimomo, o líder dos Monstros. E não, Zimomo e Labubu não estão juntos. Labubu já tem um namorado: Tycoco, um monstro vegetariano com aspeto de esqueleto.

A colecionabilidade e a natureza imprevisível das “caixas cegas” contribuíram para a ascensão meteórica do brinquedo no TikTok, onde os utilizadores mostram qual o boneco que desembalaram e se esforçam por encontrar a Labubu “secreta”, uma versão rara do brinquedo que os consumidores têm uma hipótese de 1 em 72 de desembalar.

A hastag #labubu foi utilizada em 32.000 mensagens do TikTok numa semana só nos EUA e em mais de 1 milhão de mensagens no total, de acordo com os dados analíticos do TikTok.

Mas, pode ser difícil encontrar este boneco maléfico, visto que está completamente esgotado no site do Pop Mart e as poucas localizações nos EUA têm registado longas filas de espera.

Esta tendência é também impulsionada por celebridades e influencers, como as cantores Rihanna e Dua Lipa, que foram vistas a usar estas bonecas, bem como membros do grupo K-pop Blackpink, que ajudou a desencadear a mania do brinquedo na Ásia.

Os revendedores aproveitaram-se da “loucura” do Labubu e aumentaram o preço muitas vezes nas plataformas de revenda online. Alguns dos brinquedos Labubu mais caros no eBay estão a ser vendidos por milhares de dólares, com alguns a atingir os 7.000 dólares (cerca de 6.000 euros) para versões de edição limitada do boneco.

No StockX, onde os utilizadores podem licitar artigos, algumas edições do Labubu, como um boneco vendido em parceria com a Vans, estão a ser vendidas por mais de 3.000 dólares (cerca de 2.600 euros).

Nas lojas Pop Mart a situação também pode ser caótica, uma vez que alguns utilizadores do TikTOk publicaram vídeos que mostram clientes a lutar e a gritar uns com os outros por causa dos brinquedos virais.

Uma utilizadora publicou um vídeo que descreve o que chamou de “Jogos da Fome Labubu“, em que chegou a um centro comercial da Califórnia de manhã cedo para ver o lançamento de um produto Labubu.

No vídeo, a utilizadora foi uma das primeiras a entrar na fila, onde os primeiros a chegar receberam números para manter a ordem na fila, embora algumas pessoas tenham gritado umas com as outras, uma vez que algumas pessoas alegadamente furaram a fila.

Há ainda algumas informações surpreendentes, nomeadamente que, pelo menos, 462 brinquedos Labubu foram confiscados pelas autoridades alfandegárias da China, uma vez que os vendedores os contrabandeiam para o país, de acordo com a CNN World. As Labubu também se estão a esgotar rapidamente na China e as autoridades confiscaram-nos porque se destinavam “a lucro por revenda”.

Segundo o The Guardian, as autoridades chinesas proibiram os bancos nacionais de atraírem clientes com presentes, incluindo as populares bonecas Labubu, numa altura em que a concorrência entre as instituições de crédito é feroz, devido ao declínio das taxas de juro e das margens de lucro.

A agência de Zhejiang do regulador financeiro da China, a Administração Nacional de Regulamentação Financeira, pediu aos bancos locais que se abstivessem de oferecer regalias não conformes para atrair depósitos, informou a Bloomberg News.

A orientação surgiu depois de o Ping An Bank, com sede em Shenzhen, ter efetuado uma promoção que oferecia bonecas Labubu da Pop Mart em várias cidades a novos clientes que depositassem pelo menos 50 000 yuan (cerca de 6 euros) durante três meses.

A Labubu já está disponível em Portugal... vai aderir à nova moda?

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

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