/

“Kosovo é Sérvia”. Ultras romenos levam UEFA a suspender jogo

1

Robert Ghement / EPA

Adeptos romenos, no Roménia vs Kosovo, desta terça-feira

Esta terça-feira, em Bucareste, no jogo de qualificação para o Euro 2024, que opôs Roménia e Kosovo, houve uma manifestação anti-Kosovo, que levou à suspensão da partida, durante mais de 20 minutos.

Mensagens políticas anti-kosovares, levaram à suspensão do Roménia – Kosovo, desta terça-feira, na capital romena.

O jogo a contar para a qualificação para o Euro 2024 foi interrompido ao minuto 17, depois dos ultras romenos terem levantado uma tarja que dizia “Kosovo é Sérvia”.

Os jogadores da seleção do Kososo aperceberam-se do sucedido e recusaram-se a jogar, o que levou a UEFA a interromper a partida, por mais de 20 minutos.

A tensão no Kosovo, pequeno Estado dos Balcãs que não é reconhecido pela Sérvia, (nem pela Roménia), tem aumentado nos últimos tempos.

Recentemente, o tenista sérvio Novak Djovokic já tinha estado no centro da polémica, depois de ter afirmado que o “Kosovo é o coração da Sérvia”.

Naquela ocasião, o atual número 1 mundial disse que sentia uma “responsabilidade adicional, de apoiar todo o povo sérvio, como figura pública e como filho de um homem nascido no Kosovo“.

Além da Sérvia e da Roménia, há mais três países da União Europeia que não reconhecem o Kosovo como um país independente: Eslováquia, Espanha e Grécia.

O jogo – que estava 0-0 ao minuto 17 – acabou por ser reatado, com o acalmar dos ânimos dos adeptos da Roménia.

Em campo, foram os romenos que estiveram melhor e acabaram por vencer, por 2-0. Os golos foram apontados por Stanciu, aos 83 minutos, e por Mihaila, já nos descontos.

A seleção romena está em segundo lugar do grupo I, com 11 pontos, atrás da líder Suíça que tem 12.

Já o Kosovo está em segundo a contar do fim, com apenas quatro pontos conquistados.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

  1. Se o povo é suposto ser soberano, então tem direito à sua autodeterminação e definirem se querem pertencer à Sérvia ou preferem ser independentes, que é o caso.
    Os outros só têm que respeitar

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.