Qatargate. Kaili contrata “advogado do diabo” que defendeu terrorista dos ataques de Paris

Jalal Morchidi / EPA

Eva Kaili

A eurodeputada Eva Kaili, que está no centro do processo de corrupção Qatargate, contratou o advogado belga que defendeu o único terrorista que sobreviveu aos ataques em Paris em 2015.

O advogado que defendeu Salah Abdeslam, o único terrorista sobrevivente dos ataques de Paris em 2015, vai agora representar a eurodeputada grega Eva Kaili na investigação às suspeitas de corrupção no Parlamento Europeu.

A notícia foi avançada pelo Politico, que confirma que André Risopoulos, anterior advogado de Kaili, vai passar o testemunho a Sven Mary. Mary é um advogado famoso na Bélgica e ficou conhecido como “advogado do diabo” devido à sua escolha de clientes, como Fouad Belkacem, que recrutou jovens para lutar pelo Daesh.

Mary também já afirmou publicamente que não é “um advogado que só quer defender vítimas” e ganhou notoriedade internacional com a sua defesa de Abdeslam, o único terrorista responsável pelos ataques em Paris que sobreviveu e que foi condenado a prisão perpétua.

Recorde-se que Eva Kaili chegou também a ser vice-presidente do Parlamento Europeu. A eurodeputada foi detida em Dezembro após a sua casa ser alvo de buscas pelas autoridades, tendo sido apanhada em flagrante.

Em causa estão suspeitas de que Kaili e outros membros do Parlamento Europeu aceitaram subornos de um lóbi ilegal do Qatar para influenciar decisões políticas em Estrasburgo.

Foram encontrados 600 mil euros em dinheiro em 16 locais de Bruxelas e estão em causa crimes corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro, visando sobretudo assistentes parlamentares e membros do Parlamento Europeu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.