Júpiter está a atirar asteróides em direção à Terra

NASA

Alguns astrónomos acreditam que Júpiter, em vez de proteger a Terra de cometas e asteróides, está ativamente a atirá-los para dentro do Sistema Solar.

Uma teoria popular sugere que Júpiter, que tem uma massa enorme, age como um escudo gigante no Espaço, sugando ou desviando detritos perigosos que sobraram da formação do sistema solar. Porém, a teoria do “Escudo de Júpiter”, como é conhecida, caiu em desuso nas últimas duas décadas.

Um crítico importante dessa teoria, Kevin Grazier, já tenta desmascarar essa ideia há anos. O investigador publicou vários estudos sobre o assunto, incluindo um artigo de 2008 intitulado “Júpiter como um atirador de elite em vez de um escudo”. Grazier tem demonstrado cada vez mais formas pelas quais Júpiter, em vez de ser o nosso protetor, é na verdade – embora indiretamente – uma ameaça.

Em 2018, Grazier publicou um artigo na revista científica Astronomical Journal, no qual analisa as formas complexas pelas quais os objetos do sistema solar externo são afetado pelos planetas como Júpiter, Saturno, Neptuno e Urano.

Em 2019, num artigo publicado na revista científica Monthly Notices do Royal Astronomical Journal, analisa uma família específica de corpos gelados e a forma como são transformados por Júpiter em cometas potencialmente mortais.

“As nossas simulações mostram que Júpiter tem a mesma probabilidade de enviar cometas na Terra como de os desviar e vimos isso no sistema solar real”, disse Grazier, em declarações ao Gizmodo.

O portal relembra, porém, que isso era algo muito bom quando a Terra era jovem, porque cometas e asteróides forneciam os ingredientes essenciais necessários para a vida. Hoje, no entanto, os impactos não são bons, pois podem desencadear extinções em massa semelhantes à que extinguiu dinossauros não aviários há cerca de 66 milhões de anos.

Trabalhando com colaboradores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e da Universidade do Sul de Queensland, Grazier mostrou como objetos no disco disperso, um anel dentro do Cinturão de Kuiper que contém muitos planetesimais que se aproximam de Neptuno, são influenciados pelos planetas. Também mostram como Centauros, um grupo de corpos gelados em órbita além de Júpiter e Neptuno, são transformados por Júpiter em cometas potencialmente ameaçadores para a Terra.

Usando simulações, os investigadores descobriram que “os objetos Centauro, os Cometas da Família Júpiter e os objetos no Disco Disperso não são populações dinamicamente distintas – as órbitas dos objetos nessas famílias evoluem sob a influência gravitacional dos planetas jovianos,e os objetos podem mover-se entre as três classificações dinâmicas muitas vezes ao longo da vida”, disse Grazier.

Quanto a Júpiter ainda agindo como escudo, Grazier disse que isso permanece verdadeiro, mas os gigantes gasosos protegem a Terra principalmente de objetos presos entre eles. Quanto aos objetos encontrados no sistema solar externo, essa é uma história diferente.

Jonti Horner, co-autor dos dois estudos, disse que Júpiter desempenha um papel duplo. “Júpiter pega em coisas que ameaçam a Terra e arremessa-as, libertando espaço perto do nosso planeta. Portanto, nesse sentido, é uma espécie de escudo”, disse. “Por outro lado, pega em coisas que não estão perto da Terra e arremessa-as no nosso caminho, o que significa que também é uma ameaça”.

“Já sabemos que a Terra está na mira cósmica”, concluiu Grazier. “Existem centenas de objetos próximos à Terra que são potencialmente perigosos. Acho que agora precisamos de prestar mais atenção ao que está a acontecer um pouco mais longe, na vizinhança de Júpiter”.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Zap, não é um pouco estranho o titulo?
    Tendo em conta que Júpiter está (e bem!) dentro do sistema solar como pode ele atirar coisas para dentro do sistema solar??
    Eventualmente poderia estar ativamente a atrair e depois empurrar, atirar, enviar, ou, pra fazer a vontade ao Miguel Fernandes, a amandar…

    • Caro leitor,
      Não compreendemos a sua questão. Se estiver dentro de casa pode atirar uma bola, pela varanda ou pela janela, para alguém que esteja lá fora. Mas isso significa que não pode apanhar ou receber a bola (de onde quer que seja) e atirá-la para alguém que esteja também dentro de casa, ao seu lado?

      • Compreendo o que dizem mas não faz sentido tendo em conta o contexto…

        Só se pode atirar pra dentro de algo, uma coisa que esteja fora desse algo…caso contrario não estamos a atirar para dentro mas sim a atirar dentro…é muito diferente embora pareça o mesmo…

        Exemplo, e qual a resposta correta neste contexto:
        Dois individuou estão na mesma casa e de repente:
        A – Um individuo disparou dentro de casa contra outro
        B – Um individuo disparou para dentro de casa contra outro

        Exemplo, e qual a resposta correta neste contexto:
        Num jogo de futebol tochas são arremessadas:
        A – Para dentro do estádio
        B – Dentro do estádio

        OBS – Continuarei a vir ver as vossas noticias independentemente desta discórdia de opinião, sou Fã, visitante assíduo e não é uma questão de semântica que vai abalar, minimamente, a minha excelente opinião sobre o que aqui costumo ler!

        • Eu entendo que se Júpiter estivesse a atirar objectos na direção de Plutão estaria a atirar para o exterior. Se atira na direção do Sol está a atirar para o interior. Acredito contudo que Júpiter atira em todas as direções.

  2. Eu não tenho escrito precisamente isto?
    Um dia destes vão cair pedregulhos sem ninguém conseguir ver antecipadamente.
    Agora me digam, a tantos triliões, zilhões de kilómetros, como é que estes cientistas vêem um irão de areia saindo dando quer que seja?
    Pelo amor de Deus meus senhores.
    Porque não tiram férias e assumem duma vez que mais não fazem do que gastar dinheiro, empatando tempo sem produzir algo que se veja e com verdade?
    Ora absorve, ou aspira ou recolhe, ora avisa pedras! Enfim…!
    Não será que acontece os dois casos? Que Júpiter não estará escolhendo as pedras e o que não lhe agrada devolve.?!
    É que tem muitas teorias que dizem que sempre se acaba colhendo o que é semeia, se não foi numa vida foi em outra, e eu acho que é bem o que está acontecendo.
    Pode ser que a sorte bafeje os cientistas e Júpiter então envie uma pedra identificando a data em que foi lançada e por quem, e aí trará uma nota dizendo : enviada há ” não sei quantas vidas ,por sabe-se lá quem “.
    Agora se cuidem e tratem de se porem a salvo pra conseguirem pelo menos ver a pedra pra contar como é e como foi que ela chegou,

  3. Se realmente isso fôr verdade, partindo de um princípio que é verdade, pena que esses meteoritos ou asteróides que Júpiter está a atirar contra a terra não acertem em TODOS as pessoas más e ABOMINÁVEIS que nem sequer deviam ter nascido e que só cá andam a cometer crimes hediondos, BRUTAIS, grotescos, bárbaros, verdadeiros horrores, que matam mulheres, crianças, idosos, animais……………..e e ainda se regozijam das atrocidades cometidas, psicopatas maníacos, pedófilos, violadores………… enfim, gente desprezível abominável e sem ESCRÚPULOS que todos os dias destroem a vida de alguém e continuam impunes!!!!!!!! Criaturas essas que deviam ser EXTERMINADAS da face da terra! TODAS! E Júpiter bem que podia dar uma ajudinha e despedaçá-los com uma valente enchurrada de asteroides! Isso sim era a salvação da humanidade! Este mundo MALDITO e cruel precisa indiscutivelmente de uma “grande limpeza”!!!!!!!!! Tanta gente boa que morre todos os dias e os maus vão cá ficando, lixo de gente maligna a destruir o mundo!………………………..

    • Completamente de acordo, começa a haver estêrco humano a mais neste planeta maravilhoso, e espero que um dia o planeta se revolte a sério.

      • Pelos vistos você também, INFELIZMENTE e para mal da humanidade! Espero que os primeiros asteroides a cá chegarem lhe acertem bem no meio dos olhos! Afinal, temos que começar a “limpar” por algum lado! Senão nem daqui a mil anos temos a “casa arrumada e limpa”!…………………..

          • Nem faz uma pequena ideia!……………. não suporto que brinquem com coisas sérias e é por atitudes estúpidas dessas que o mundo está a porcaria que está! E você é a prova de que o ser humano é a pior criatura ao cimo da terra e que merece todo o repúdio e desprezo!
            Se fosse a si tinha cuidado da próxima vez que for à rua………..é melhor começar a usar capacete não vá um asteróide acertar-lhe em cheio!
            Quem brinca com fogo queima-se!
            É mesmo um triste!………………

      • Antes de mais tem que aprender a interpretar aquilo que lê para depois não dizer disparates. Eu disse ”
        tanta gente boa que morre todos os dias……” não disse que só morriam pessoa boas! Ou seja, morrem mais pessoas boas do que más!
        E se você acha graça à podridão humana que domina o mundo e à maldade e crueldade abominável que se vê, ouve e lê todos os dias e que deixa qualquer pessoa de bem transtornada e revoltada é porque você é igual a eles ou pior, é sádico.
        Talvez um dia se você ou um dos seus familiares ou amigos passar a ser vítima já não ache assim tanta graça!
        Não brinco com assuntos sérios porque sou uma pessoa de princípios e acima de tudo humana.
        Lamento que tenha uma mentalidade tão mesquinha e retrógrada.

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …