Ben Watkins, um jovem que brilhou no MasterChef Junior dos Estados Unidos em 2018, morreu na passada segunda-feira vítima de um cancro raro. O rapaz tinha apenas 14 anos, e durante a sua participação no famoso programa tornou-se um dos favoritos do público.
Em comunicado publicado na página GoFundMe, a avó Donna Edwards e o tio Anthony Edwards, escreveram que o jovem “foi ao reencontro da mãe após uma batalha de um ano e meio contra o cancro”. Ben perdeu os sues pais em 2017 num assassínio-suícidio.
Gordon Ramsay, que foi um dos jurados do popular programa de culinária norte-americano, descreveu o rapaz como “um cozinheiro caseiro incrivelmente talentoso e um jovem ainda mais forte”.
Ben Watkins era natural de Chicago, no estado do Michigan, e aprimorou as suas técnicas culinárias na churrascaria do seu pai, onde ajudava a receber o dinheiro, anotava os pedidos e vendia biscoitos caseiros, brownies, bolos de canela e pão de banana feitos por si, revela a BBC.
Contudo, o contexto familiar do jovem estava marcado pelo drama. O pai de Ben, Michael, matou a mãe, Leila Edwards, antes de se matar, em 2017. Após o sucedido, a avó e o tio tornaram-se os tutores legais do rapaz.
No ano seguinte, e com apenas 11 anos, Ben participou no programa da Fox, MasterChef Junior, onde deu nas vistas através das suas qualidades culinárias, sobretudo a fazer sobremesas, o que, juntamente com a sua trágica história de vida, fez dele um dos favoritos do público.
O jovem ficou entre os 18 primeiros classificados do programa, tendo impressionado os jurados com uma torta de pêssego com chantilly e molho de caramelo.
Ben parecia ter um futuro promissor à sua espera, no entanto, após completar 13 anos, o jovem foi diagnosticado com histiocitoma fibroso angiomatóide, um tumor raro de tecidos moles. Este ano tinha iniciado o processo de quimioterapia para tumores no pulmão, coluna e ombro.
Depois da sua morte, um comunicado na página do Instagram do MasterChef refere que Watkins teve uma “atitude extremamente positiva” e foi um “modelo para chefs de todas as idades”.